Diversas hortaliças fazem parte da horta da Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, em Goiânia. O objetivo da horta é para ensinar as crianças os benefícios de uma alimentação saudável. A escola venceu pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, criado para incentivar hábitos saudáveis em crianças das escolas públicas brasileiras.

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Durante a trajetória ao prêmio, a escola realizou gincanas para trabalhar diferentes hábitos saudáveis, como brincar, beber mais água, alimentação rica em nutrientes e a refeição coletiva. Por essa razão, nasceu o intitulado Efeito Borboleta, um projeto que desenvolveu uma horta dentro da escola, para diversificar as formas de aprendizado e gerar ludicidade no processo de ensino aprendizagem.

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Alunos da escola Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, em Goiânia, aprendem sobre as Plantas Não Convencionais. Foto: Ananda Leonel

A atividade lúdica da vez, foi ensinar as crianças a prepararem uma torta através do projeto Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS).

O professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Alcyr Viana, participou da colheita com as crianças para fazerem uma torta com as hortaliças colhidas, como o manjericão, taioba, jiló e cebolinha. Além disso, também ensinou a diferença entre as plantas convencionais e não convencionais.

“Convencional é tudo aquilo que tem produção e comercialização. Você vê nas feiras e mercados, como por exemplo, a cenoura, cebola e tomate, isso é convencional. O não convencional é o que você não acha, tem dificuldade. São produtos que são de um produtor e não tem grande comercialização, como a capuchinha”, explica o professor.

A aluna Isabela Nazareno, tem 8 anos de idade, e contou sobre as hortaliças que aprendeu com o professor.

“A gente encontra no quintal, na horta e até nas florestas. Essas plantas são boas, tem várias delas espalhadas pelo mundo”, ressalta Isabela.

Para a técnica em cozinha, Rosa da Silva, é fundamental ensinar as crianças a origem dos alimentos. Para ela, foi gratificante auxiliar no preparo da torta e deixar a criançada tomar conta da cozinha.

Torta preparada pelos alunos da escola JK. Foto: Ananda Leonel

“Elas ajudaram a montar a torta e fizeram todo o preparo. Desde a massa, despejar no liquidificador, bater, inserir o recheio e, por fim, colocar no forno”, explica Rosa.

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A nutricionista da Secretaria Municipal da Educação de Goiânia, Nair Augusta explica como surgiu o projeto PANCS. Para ela, é fundamental resgatar a essência das plantas que fizeram parte do passado.

“São plantas que foram muito utilizadas pelos nossos antecipados e caiu em desuso. Mas ela tem um teor nutricional muito grande”, afirma Nair. Ela contou que o conhecimento ultrapassa os muros da escola.

“Nas atividades em sala, já houve relatos de crianças, que os pais e os filhos já consomem essas plantas. Para os que não conhecem fica o incentivo e os que já conhecem continuem consumindo essas plantas, com o conhecimento maior do potencial nutricional de cada uma delas”, ressalta a nutricionista.

O impacto tem sido positivo na vida das crianças, pois o que elas aprendem na escola, reflete dentro de casa.

“Eu amei preparar a torta e conhecer a horta. Eu amo fazer comida com a minha mãe e com meu pai, é muito bom porque é bom para a nossa saúde”, afirma Isabela.

De acordo com a pesquisa da Universidade de Gothenburg, na Suécia, uma boa alimentação contribui no bem-estar psicológico. Segundo os resultados da pesquisa, as crianças que se alimentam corretamente apresentam autoestima e um bom relacionamento com os colegas e familiares.

O estudo aponta que os primeiros hábitos alimentares que acompanharão a vida da criança por toda a vida, surge na infância, e por isso, é necessário dar a devida atenção na educação alimentar.

Alimentação e os estudos

Além disso, existem alimentos que ajudam na memória e na concentração das crianças. A nutricionista Karla Cristina, explica quais contribuem para estimular tanto a memória quanto a concentração.

“Os alimentos que estimulam a boa memória e o raciocínio, são aqueles com fonte de B12 e ômega 3. É possível encontrar em carnes, leites, ovos e peixes de águas profundas, como salmão e sardinhas”, ressalta Karla.

Repense

Esta reportagem integra a série Repense desenvolvida pelo Sistema Sagres de Comunicação com o apoio da Fundação Pró Cerrado. Ao longo de 12 episódios vamos aprofundar sobre temas relativos ao combate à fome e formas alternativas de produção de alimentos, ligados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 02 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é “Fome Zero e Agricultura Sustentável.

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