Sagres em OFF
Rubens Salomão

Após “pico de inflamação”, aliados de Maguito retomam agenda de campanha em Goiânia

Familiares e aliados de Maguito Vilela esperam que resultados de novos exames nesta quinta-feira (29) confirmem que o “pico da inflamação” nos pulmões do candidato do MDB já passou. A partir da estabilização do quadro apresentado no primeiro dia de internação após a transferência de Goiânia para São Paulo, coordenadores decidiram ontem em reunião finalizar a suspensão da agenda de campanha e retomar hoje as ações de rua e reuniões.

As agendas não contarão ainda com o filho do candidato, Daniel Vilela, que viaja hoje para acompanhar o tratamento. “Tivemos notícias positivas da equipe médica e o pico da inflamação aparentemente já passou. A tendência é de rápida estabilização e depois regressão. Com isso, decidimos retomar as ações de campanha”, conta Daniel à Coluna.

Já o candidato a vice-prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), aponta que a estrutura de campanha vai hoje “arrancar novamente com todas as agendas”, da mesma forma que era realizado nos dias anteriores à suspensão de terça e quarta-feira.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Comunicado

O programa de TV da coligação de Maguito Vilela na última noite foi utilizado para fazer um comunicado sobre a saúde do candidato, com falas do médico Marcelo Rabahi e Daniel Vilela. Os dois confirmaram a perspectiva positiva de recuperação.

Volta à oposição

A campanha de Vanderlan Cardoso retomou discurso de mudança na cidade em relação à atual gestão, ao menos na área do Turismo. É que o senador foi representado pelo candidato a vice, Wilder Morais (PSC), em sabatina realizada pelo Trade Turístico de Goiânia.

Propostas de mudança

Sem direcionar críticas diretas à administração de Iris Rezende (MDB), Wilder propôs “garantir justiça tributária” e “maior segurança” para segmento. Ele ainda disse que o patrimônio art déco deve ser também melhor aproveitado na cidade com “efetiva valorização do Centro”.

Lista sêxtupla

O ex-secretário-chefe da Casa Civil no governo estadual, Anderson Máximo, confirmou o favoritismo na disputa à vaga de desembargador pelo quinto constitucional ao ser escolhido como mais votado na lista com seis indicados pelo conselho da OAB/GO.

Articulação interna

Nos bastidores, avaliação é de que o principal desafio de Anderson era a primeira colocação entre os colegas advogados, onde a disputa é mais apertada. A articulação entre desembargadores é tida como mais adiantada, também por conta da relação próxima do ex-secretário com o governador Ronaldo Caiado.

Formalidade

A lista com seis nomes vai ao Tribunal de Justiça de Goiás, onde se tornará lista tríplice por votação de desembargadores. A escolha final será do governador.

Estreia

Agora confirmada pelo TRE como candidata à prefeitura de Goiânia, a vereadora Dra. Cristina (PL) apresentou ontem seu primeiro programa de propaganda na TV. O discurso focou exatamente nas dificuldades jurídicas para se tornar candidata e relacionou a vitória à trajetória pessoal de superação.

Prioridades

Além de retomar proximidade com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado (DEM) aproveitou almoço em Brasília para insistir da articulação por celeridade na tramitação de projeto que estabeleça lei para renegociação de dívidas dos estados.

Comparação

A secretária de Economia, Cristiane Schmidt, aponta que, sem aprovação de lei pelo Congresso Nacional, a dívida contraída no passado é impagável e dispara: “nós não queremos deixar uma herança maldita”.

Distância eleitoral

Depois de fazer referência direta ao combate ao PT em Anápolis, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que vai atuar “discretamente” nas eleições municipais deste ano e disse que não quer “dor de cabeça com política”.

Ouça a edição anterior da coluna Sagres em Off:

Mais lidas:

Leia também: