A temporada 2021 já acabou para o Goiás Esporte Clube e os últimos dias têm sido movimentados no clube esmeraldino. No entanto, apesar das renovações, especulações e dispensas, o alviverde ainda não realizou nenhuma contratação para a próxima temporada.

Leia mais: Após fim de contrato com Goiás, atacante é contratado pelo Cascavel

O volante Fellipe Bastos teve o seu contrato renovado e segue no Verdão para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro 2022. O atleta de 31 anos foi considerada uma peça importante na conquista do acesso esmeraldino. Atuou em 21 partidas e marcou um gol – no empate com o Operário-PR, em Ponta Grossa.

Para o comentarista José Carlos Lopes a renovação de contrato com Fellipe Bastos foi uma boa decisão da diretoria esmeraldina.

“Eu sou fã de volantes que sabem jogar futebol e é o caso do Fellipe Bastos. Pra mim o Goiás acertou a renovar com ele. Um jogador que ficou muito tempo parado, que quando chegou, demorou a entrar em forma, mas quando entrou foi fundamental para o acesso do Goiás com gol, assistências, comandou o meio-campo e liderou de uma forma muito positiva. Achei a renovação muito justa. Ele permitiu, inclusive, que o Goiás mudasse o esquema de jogo, com três volantes, um meia e dois atacantes, o que foi importante para que o Goiás garantisse seu acesso”, destacou.

Outro jogador que permanece no elenco é o lateral direito Diego, que bateu o martelo com a diretoria alviverde e prorrogou seu contrato até o final da temporada 2023. Considerado um coringa durante toda trajetória esmeraldino na Série B, ele atuou em 32 partidas na competição.

No comando técnico, a princípio, Glauber Ramos segue à frente do Verdão. Nesta semana o profissional o esteve na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, no último estágio de curso para treinadores promovido e que faz parte das exigências de qualificação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os custos do curso para Licença Pró se aproximam de R$ 20 mil. O Goiás está bancado as despesas da qualificação de Glauber Ramos, numa forma de gratidão ao trabalho desempenhado no ano, como auxiliar e técnico.

Sondagens

O Goiás procurou o atacante Germán Cano (33 anos), destaque no Vasco da Gama com 43 gols na temporada. No entanto, sua pedida foi de R$ 600 mil por mensais. Em dificuldades financeiras, o alviverde desistiu da contratação.

Na opinião do comentarista Carlos Eduardo Tim, o Goiás precisa contratar jogadores do nível do atacante argentino.

“Gostei da atitude da diretoria do Goiás em procurar o Cano. É um baita artilheiro, mas claro que o valor é muito acima, porém, o caminho é esse para tentar reforçar o elenco pra fazer uma temporada de 2022 muito boa, especialmente no Campeonato Brasileiro da Série A”, afirmou.

O zagueiro Ernando (33 anos) também foi apontado como alvo do Goiás Esporte Clube, que negocia a contratação do atleta foi revelado pelo clube goiano em 2006 e que na atual temporada defendeu o Vasco da Gama. No cruzmaltino, o jogador atuou em 27 partidas na temporada e acabou ficando no banco de reservas em boa parte do Brasileiro.

Despensas

Apesar de estar nos planos da diretoria alviverde, o volante Rezende (26 anos) não fica no Verdão. Entre o Goiás e o time que é dono da maior partes dos direitos do profissional, que é o Azuriz-PR, já havia uma certo. Entretanto, a pedida salarial do jogador e a comissão do empresário que foram maiores do que o planejamento do Goiás para negociação.

O atleta foi contratado como uma aposta e se tornou titular em boa parte da campanha do acesso para elite do futebol nacional. Com a camisa do Goiás Rezende disputou 22 jogos e marcou dois gols – um contra o Operário e outro diante do Botafogo.

Na opinião de Cléber Ferreira o volante não é insubstituível no elenco esmeraldino. “Não vejo o Rezende como um jogador fundamental para o Goiás disputar a Série A no ano que vem. Ele foi bem na Série B, mas isso não significa que, em um grau de dificuldade maior, ele vá bem também (…). Não houve acerto e não é motivo de desespero para o Goiás. Jogadores do nível do Rezende tem muitos pelo Brasil a fora. Claro, poderia crescer dentro da competição, mas isso precisava dele querer jogar no Goiás. Acho que o Goiás fez certo, deixa isso para lá e vamos procurar outro jogador”, argumentou.

Outro atleta que não deixa de vestir a camisa esmeraldina é o atacante Wellinton. Revelado pelo Goiás, o jogador de 35 anos não correspondeu as expectativas e terminou a temporada com oito jogos e apenas um gol, anotado no clássico vencido pelo Vila Nova no Estádio Hailé Pinheiro pelo placar de 2 a 1.

O comentarista Evandro Gomes avalia que atleta decepcionou e não fará falta na próxima temporada. “Nunca vou entender que um jogador que não foi participativo, titular, possa fazer falta à uma equipe de futebol. O Welliton teve um tempo brilhante, talvez tenha voltado pelo que fez lá atrás. Não contribuiu em nada. Fez um gol no Vila Nova, naquele momento pensamos que poderia voltar a ser aquele jogador que foi para o futebol russo, mas não aconteceu. Não creio que fará falta”, pontuou.