Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal estão com atividades paralisadas nesta terça-feira (27) em Goiás. A paralisação terá a duração de 24 horas e os funcionários reclamam da privatização de operações da Caixa.

“A Caixa está efetuando a privatização de algumas operações rentáveis da empresa, na surdina durante a pandemia sem a participação do Congresso (Nacional), sem a participação da sociedade, e a Caia como patrimônio 100% do povo brasileiro tem função de pagamentos de benefícios sociais aos brasileiros”, destaca o diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Bancários de Goiás, Willian Roberto Louzada.

Segundo Louzada, entre os ativos mais rentáveis estão: o setor Seguros, Loterias e as Contas Digitais.

Willian Roberto Louzada relata que alguns serviços emergenciais terão atendimento mantido nesta terça-feira, em especial aqueles voltados a população mais pobre como o auxílio emergencial.

“Essa paralisação é somente hoje, para dar o alerta nas negociações, hoje estamos garantindo o atendimento básico, com gerentes nas agências e principalmente a população mais pobre que precisa do auxílio emergencial”, destacou o diretor do Sindicato dos Bancários.

A mobilização ainda tem como objetivo também exigir melhores condições de trabalho e de atendimento à população, por meio de mais contratações, proteção contra a Covid-19 e vacinação prioritária para os empregados do banco.

Outro pedido feito pela categoria é a priorização dos bancários na vacinação contra a Covid-19. Em Goiás há 158 agências e postos e cerca de 3 mil trabalhadores nas unidades da Caixa. A paralisação também ocorre em outros locais do país.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a Caixa Econômica Federal. O espaço segue aberto.