A Virada Sustentável ocorre pela primeira vez em Belém, no Pará, entre os dias 23 e 26 de novembro. O evento é um dos maiores sobre sustentabilidade do Brasil. Realizado desde 2011, a virada soma mais de 40 edições em várias cidades do país, como Fortaleza, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro.

A edição de Belém tem o objetivo de descentralizar o debate sobre sustentabilidade no país. Pois a cidade será a sede da  30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025. Assim, o evento propõe espaços de diálogos e encoraja ações que promovam um futuro sustentável para o mundo.

Com foco em ações para a Amazônia, a Virada Sustentável reúne artistas, mas alinha seus temas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Programação

A programação da Virada Sustentável deve inspirar a população sobre a sustentabilidade. Moara Tupinambá é uma das curadoras artísticas e afirmou ao portal G1 que o evento é um “grande avanço para cultura paraense” e para os artistas da cidade.

Também ao G1, Mayrá Casttro, coordenadora local da Virada, comentou a programação que inclui teatro, dança, música, performance, contação de histórias e apresentação de orquestra.

“Teremos várias linguagens artísticas distribuídas em 3 palcos pela cidade, uma exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU e uma exposição fotográfica sobre infância amazônica e uma intervenção urbana de um artista internacional”, contou.

A Virada Sustentável terá edições em Manaus nos dias 4 e 5 de novembro e em Porto Alegre nos dias 8 e 9 de novembro. E, então, o evento chega a Belém entre os dias 23 e 26 de novembro.

Leia mais: