Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado retoma críticas contra gestão tucana e pede “prazo para realizar mais” no governo

O governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a afiar o discurso para a disputa à reeleição em 2022, durante evento para inauguração de obras da distribuidora de energia elétrica Enel, em região crucial para o próximo pleito: o entorno do Distrito Federal. A entrega ocorreu em Cidade Ocidental e representa avanço no fornecimento de energia para cidades do entorno de Brasília e da Região Nordeste, onde estão sete das oito cidades onde o governador perdeu a eleição de 2018, com vitória em outros 238 municípios.

Ouça a coluna em áudio:

 Caiado garantiu que tem as regiões mais carentes do estado como prioridade e voltou a adotar ataques contra as gestões do PSDB, com destaque para acusações de corrupção, além de dívidas e problemas recebidos nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. Em expressões já conhecidas, o democrata cita o “turno da fome” em escolas do entorno do DF; aponta que “bandido não tem espaço, ou muda de profissão ou muda de estado”, além de retomar as dívidas nos repasses a municípios, com 13 meses deixados pela gestão estadual.

Além das críticas revisitadas, o governador agradeceu o apoio mostrado pelo prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa (PP), e pediu, de forma implícita, apoio para a reeleição. “Eu preciso, mais do que nunca, que deus me dê vida e que a gente possa pelo menos ter um prazo para gente poder ter condições de realizar mais”, disse. Na sequência, Caiado retoma que recebeu “um governo bloqueado no Tesouro Nacional, sem condições de tirar um centavo empresado até hoje e vivendo de liminar do STF”, antes de comemorar decisão do Supremo pela entrada no Regime de Recuperação Fiscal e renegociação das dívidas.

Foto: Governador cumprimenta apoiadores durante evento no entorno do DF. (Crédito: Júnior Guimarães/Divulgação)

Gesto feito

Os elogios trocados entre o prefeito de Cidade Ocidental e o governador dão tom da parte do PP que pretende continuar na base de Caiado para a eleição de 2022, apesar da postura mais distante do presidente regional do partido, Alexandre Baldy.

Elogios

Caiado rasgou elogios ao ex-chefe de gabinete de Alexandre Baldy, o deputado federal Adriano Avelar (PP), que usa politicamente o nome Adriano do Baldy. O governador garantiu que” toda a bancada reconhece o trabalho” do parlamentar e que ele é “o único que conhece lideranças e vereadores em todos os 246 municípios goianos”.

Agenda eleitoral

Já o ex-governador Marconi Perillo segue em busca da reapresentação gradual ao eleitorado goiano, depois da derrota e prisão pela Polícia Federal em 2018. Na quarta-feira (09), o tucano passeou pela Praça Tamandaré, onde cortou o cabelo e fez a barba em salão tradicional da região. Só falta comer pastel.

Foto: Postagem de Marconi Perillo nas redes sociais. (Crédito: Reprodução/Instagram)

Construir bases

Já o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), segue com agendas focadas na construção de base política em todo o estado. Além de visitas a municípios, o gestor recebe possíveis aliados no gabinete, na prefeitura. Só ontem teve a visita de vereadores e lideranças de Senador Canedo, Ceres, Rialma e Palminópolis.

Foto: Posts do prefeito em reuniões com Palminópolis (cima), Ceres e Rialma e Senador Canedo. (Reprodução)

Transporte

O fluxo de passageiros no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia mantém ritmo de queda. Na quarta-feira (09), registrou demanda de 250.165 usuários, considerando o embarque prioritário. A queda é de 52,1% em comparação com o período pré-pandemia, quando era contabilizados 521.963 usuários

O retorno

O Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, e a Superintendente de Planejamento e Gestão Sustentável da Seplanh, Carolina Pereira, entregaram no inicio da última noite, ao Prefeito Rogério Cruz e ao Secretário de Governo, Arthur Bernardes, o relatório final de análise das emendas do Plano Diretor de Goiânia, elaborado pelo Grupo de Trabalho do Plano criado pelo Poder Executivo.

Processo

O relatório segue agora para a Casa Civil da Prefeitura de Goiânia e deverá, nos próximos dias, ser encaminhado ao Poder Legislativo Municipal para subsidiar os vereadores na apreciação do Projeto de Lei.

Falando nisso…

Um grupo de vereadores se adianta na discussão sobre a revisão do Plano Diretor e criaram um Grupo de Trabalho. Fazem parte os vereadores Thialu Guiotti (Avante), Leandro Sena (Republicanos), Bruno Diniz (PRTB), Edgar Duarte (PMB), Ronilson Reis (Podemos).

Foto: Vereadores, alguns sem máscara, em reunião sobre revisão do Plano Diretor. (Crédito: Divulgação)

Mais lidas:

Leia também: