A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (11) a implementação da Política Municipal de Incentivo à Implantação de Práticas de ESG na capital. A sigla se refere ao conceito, em inglês, que integra ações relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança (Environmental, Social e Governance). O projeto estabelece série de medidas indicadas para a prefeitura, mas também para organizações e empresas instaladas na cidade.
Pela proposta, que vai à sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (SD), a Política Municipal ESG indicará controle e redução de impactos ambientais por atividades econômicas, além da promoção de desenvolvimento social e da governança. O texto ainda cita a melhoria da transparência na gestão empresarial e criação de plataforma digital para compartilhamento das práticas ESG.
A matéria cita ainda a promoção de parcerias público-privadas e premiação para as empresas que se destacarem em resultados relacionados aos parâmetros de governança junto à sociedade e ao meio ambiente. O projeto tem autoria do vereador Lucas Kitão (UB) e prevê incentivo à prática desses princípios em organizações locais.
Governança
De acordo com o autor do texto, a prática dos princípios de governança, aliada à regulamentação, contribui para competitividade de empresas e para impactos positivos na cidade.
Agenda 2030
O vereador destaca ainda que a implementação de políticas ESG tem alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda 2030, segundo ele, representa compromisso global para construção de futuro mais sustentável.
Futuro
“Goiânia pode ser um dos principais centros urbanos do Brasil a adotar prática sustentável. A cidade tem economia diversificada, com destaque para setores como comércio, indústria e serviços. Além disso, conta com forte presença de instituições de ensino e de pesquisa para disseminar as práticas”, aponta o vereador.
Leia mais da Sagres Em OFF:
- Governo lançará plano de financiamento habitacional às famílias de renda média
- Verba para segurança poderá depender de combate à violência contra a mulher
- Congresso debate PL das redes sociais, depois de crise com bilionário Elon Musk
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.