(Foto: Reprodução/ Internet)

Em uma semana, 1,5 milhão de crianças foram vacinadas contra o sarampo em todo o país. Já contra a poliomielite foram 1,1 milhão de meninos e meninas.

Ambos correspondem a 10% do público-alvo estabelecido para a Campanha Nacional de Vacinação, contra as duas doenças.

O Ministério da Saúde indicou, no entanto, que mais de 2,2 mil municípios não informaram quantas doses foram aplicadas.

O órgão reforçou que a atualização das informações é importante para que se saiba a real situação do país, em relação à cobertura vacinal.

Os estados com melhor cobertura até agora são Rondônia e São Paulo. Já os menores percentuais são registrados em Roraima e Rio de Janeiro.

Tanto o sarampo quanto a poliomielite já não eram mais registradas no país.

O sarampo, altamente contagioso, era considerado erradicado do Brasil desde 2016, título dado pela Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde.

Este ano, no entanto, já são 1,1 mil casos da doença confirmados no país, de acordo com o último comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.

A maior parte das infecções foi registrada no Amazonas e em Roraima. O vírus é o mesmo que circula na Venezuela.

Mais de 5 mil casos ainda estão em investigação. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo e Rondônia também tiveram alguns casos confirmados, mas são isolados.

O Estado do Acre confirmou duas infecções na sexta-feira (10). Além disso, até o momento, cinco mortes por sarampo foram confirmadas, quatro em Roraima e um no Amazonas.

Já a poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas o Ministério da Saúde lançou um comunicado sobre o risco de retorno da pólio por causa da circulação em outros países e a baixa cobertura vacinal brasileira, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Trezentos e doze municípios têm menos de 50% de imunização, dezenas deles com menos de 10%.

A meta da Campanha de Vacinação é proteger 11 milhões de crianças de 1 ano até 5 anos de idade incompletos, contra o sarampo e a pólio.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e o Dia D de Mobilização Nacional está marcado para o dia 18.