Sagres em OFF
Rubens Salomão

Campanha de Vanderlan Cardoso conta com estrutura do governo na última semana

A coordenação da campanha do senador Vanderlan Cardoso (PSD) à prefeitura de Goiânia espera mobilização diária de auxiliares do governador Ronaldo Caiado (DEM) para intensificar ações nos últimos sete dias de campanha antes do primeiro turno.

Além da presença dos próprios secretários, a expectativa é de aumentar a gradativa presença da base dos servidores estaduais, principalmente para mostrar maior presença e volume nos eventos de rua, que passam a ocupar maior espaço na agenda do candidato.

“O apoio institucional dos secretários de governo, inclusive para a elaboração de propostas do nosso plano, é importante, mas também é preciso que as equipes nas pastas estejam envolvidas. E isso depende do esforço de cada auxiliar, que têm sido visto, em alguns casos, desde a semana passada”, afirma governista ouvido pela Coluna.

A estratégia é semelhante à utilizada pela campanha do MDB, que, sem o candidato Maguito Vilela, se esforça para envolver a equipe de Iris Rezende nas atividades diárias, mesmo sem o apoio direto do próprio prefeito.

Participação direta

A presença de auxiliares e equipe fica ainda mais intensa em ações que contam com o governador, como na carreata deste domingo (08), que percorreu as regiões sul e sudoeste de Goiânia. Participam Rafael Rahif (Esporte), César Moura (Retomada), Adonídio Neto (Indústria e Comércio), Adriano Baldy (Cultura), Fátima Gavioli (Educação), Antônio Carlos (Agricultura) e Andrea Vulcanis, Meio Ambiente.

Foto: Governador Ronaldo Caiado acompanhado de auxiliares em concentração para carreata. (Crédito: Divulgação)

Tem mais!

Além dos secretários, estiveram presentes os presidentes da Goinfra, Pedro Sales; Gilvan Cândido (GoiásPrev); Fabrício Amaral (GoiásTurismo); Lucas Fernandes (Agehab); Nailton de Oliveira (Codego); Hélio Lopes (Ipasgo) e Ricardo Soawinski, da Saneago

Discurso

Além da presença nas ruas, a parceria de Vanderlan com o governo estadual resulta em propostas alinhadas. Ele postou nas redes, por exemplo, que “a Segurança Pública no governo Ronaldo Caiado melhorou muito” e que “a prefeitura precisa participar”.

Conceito geral

O candidato pretende fortalecer a Guarda Civil Metropolitana e inclui a instituição no que chamou de “nossas Forças de Segurança”. Além disso, Vanderlan promete a criação de uma “polícia comunitária”.

Recuperação

O anapolino Henrique Meirelles aproveitou a revisão dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 para retomar críticas indiretas à atual gestão econômica do Brasil, por meio da exaltação do trabalho que realizou durante os dois anos de governo Temer.

Pior crise

O ex-ministro da Fazenda afirma que a revisão dos dados “mostra o acerto da política econômica que executamos para tirar o Brasil da pior recessão da história”. Depois de resultados negativos em 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, o país voltou a registrar crescimento em 2017, com 1,3%, e em 2018, com 1,8%. Temer e Meirelles assumira em maio de 2016.

Comparação

O resultado do PIB no primeiro ano da gestão de Bolsonaro e Paulo Guedes ficou em 1,1%. Meirelles conta que, em 2018, “a retomada econômica foi duramente afetada pela greve dos caminhoneiros e insegurança sobre o resultado eleitoral”.

Repetição

A campanha de Talles Barreto (PSDB) passou a usar vídeos gravados pelo ex-governador Marconi Perillo em programas e pílulas na TV. O tucano repete os conceitos usados da candidatura de José Eliton ao governo, em 2018, baseados em “cuidar das pessoas”.

Mais lidas:

Leia também: