A Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 de Goiânia realizou até a manhã desta terça-feira (16) 23.741 atendimentos. O serviço que tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre sintomas, formas de transmissão e distanciamento social e é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Ao todo, o serviço já realizou 18.072 atendimentos via telefone e 5.669 pelo WhatsApp. As orientações repassadas aos cidadãos seguem os protocolos do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias.

A Central foi implantada em março, juntamente com uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus em Goiânia, atuando também no combate à fake news e o atendimento é realizado por profissionais de enfermagem e médicos.

De acordo com a gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Cynara Martins,
a missão da Central é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença. “É uma forma de otimizar os serviços e de evitar que os usuários procurem de maneira inadequada as unidades durante a pandemia”, explicou a gerente.

Segundo a SMS atuam na Central 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, das 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

Contatos

Caso o cidadão precise entrar em contado com a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19, o telefone da unidade é o (62) 3267-6123. Se o usuário preferir entrar em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, basta adicionar o número (62) 98599-0200 aos seus contatos.