No Dia Mundial da Água, o primeiro assunto do Sagres em Tom Maior está ligado à importância de preservar esse bem. O tema está alinhado ao objetivo de desenvolvimento sustentável número 6, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em pleno 2021, uma parte da população, quase 2 bilhões de pessoas, não tem acesso fácil ou nenhum meio para ter água potável em casa. Em entrevista ao STM #231, o ambientalista Gerson Neto enfatiza a importância da luta contra o desmatamento em regiões como a Floresta Amazônica, que garantem o corredor de umidade para o resto do continente, e evitam que biomas como o Cerrado se transformem em desertos.

“Se a Amazônia deixar de fornecer essa umidade, nossa região tende fortemente a voltar a ser um deserto, como era nos períodos Cretáceo, antes do movimento das placas tectônicas que fez subir a Cordilheira dos Andes. A Cordilheira dos Andes subiu, isso aumentou a umidade na Amazônia, criou ali uma panela de pressão, essa umidade cresceu e é tanta que ela se espalha pelo continente. Se a umidade ali diminuir por causa do desmatamento, e já está sendo notada a diminuição de umidade na Amazônia, isso vai influenciar no regime de chuvas em todo o continente, prometendo a volta do deserto que existia aqui”, conclui.

De acordo com a Operação Verde Brasil 2, do governo federal, em fevereiro, os avisos de desmatamento na região apresentaram queda de 34% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Nos últimos sete meses, a redução acumulada chegou a 21%.

No entanto, de acordo com o relatório “Análise das Emissões Brasileiras de Gases de Efeito Estufa – e suas implicações para as metas de clima no Brasil”, divulgado no último dia 4 de março, no ano de 2019 foram 517 milhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera por queimadas. Foram 517 milhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera por queimadas naquele ano, sendo que pouco mais de 50% (259 milhões de toneladas) foi decorrente de queimadas consideradas atípicas no bioma amazônico.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #231