E se você pudesse transformar roupas usadas em peças novas? É isso que o Circula Roupas desta semana traz: customização de camisetas e sem gastar muito.

Confira no vídeo:

O passo a passo foi ensinado pela estilista goiana Milleide Lopes em uma oficina para o projeto Agir Sustentável, realizado pelo Sistema Sagres de Comunicação. E as camisetas usadas na oficina foram doadas pelo guarda-roupa compartilhado Lucidbag.

Para fazer a customização use materiais como botões, renda, pedaços de tecido, acessórios estragados ou tiras bordadas. Outra possibilidade é fazer aplicação de patches bordados, que é um material facilmente encontrado no mercado.

Foto: Reprodução/Sagres TV

A estilista Milleide Lopes explicou que customizar e trazer novos usos para peças que já existem traz um impacto muito grande para a indústria da moda.

“Porque a gente não cria do zero, a gente está reaproveitando o que já está na superfície. Então isso está dentro dos conceitos de upcycling, de reuso, de customização e é uma das minhas vertentes dentro da moda. Hoje a moda é a segunda maior poluente do mundo, a gente só fica atrás do petróleo, isso é um dado muito sério porque existem ilhas de roupas por aí, e a gente precisa se preocupar com esse lixo porque tem um impacto ambiental direto”, destacou.

Dica 1: para facilitar o processo de  customização, coloque todos os materiais que encontrou em casa em cima de uma mesa. Isso vai facilitar  a visualização e deixar o ambiente mais criativo.

Foto: Reprodução/Sagres TV

Dica 2: Você pode usar os materiais para cobrir estampas, frases indesejadas,  furos ou rasgos no tecido. 

Depois de algumas horas a camiseta será transformada em uma peça completamente nova. A dona de casa Alcione Maria Machado participou da oficina e gostou do resultado. 

“Foi muito bom esse aprendizado para a gente levar para casa e poder fazer e mostrar para os filhos que a gente pode reutilizar coisas que seriam jogados fora, e estar prejudicando o planeta”, contou.

Experimente customizar uma camiseta e se divirta na sua casa também.

Confira edições anteriores: