O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 18 e 22 de abril:

  • Filosofia educacional da Fundação Sagres e Renapsi é apresentada à Adelaide Ferraz, neta de Pietro Ubaldi
  • “PSOL não se aproxima de José Eliton e não apoiará o PT em Goiás”, diz presidente
  • Adolescentes tiveram prejuízos nas relações pessoais por causa do isolamento, afirma psicóloga
  • Uso do Ribeirão João Leite será apenas para abastecimento, informa governo estadual

Visita ilustre

A Fundação Sagres e a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi) receberam, na sexta-feira (22), a visita de Adelaide Ferraz, professora de Física e Matemática. Adelaide é neta do filósofo Pietro Ubaldi e orienta grupos de estudos sobre o pensamento do avô.

Pietro Ubaldi (1886-1972) foi um pensador italiano, místico e espiritualista, que escreveu um total de 24 obras em que expõe toda a sua visão filosófica, teológica e científica sobre o mundo, destacando-se como um grande pensador cristão do século XX.

Confira aqui a matéria completa

Aqui não

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou que não vai apoiar o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições em Goiás. O partido apoiará nacionalmente a candidatura de Lula à presidência, mas em Goiás não vai apoiar a possível chapa de Wolmir Amado e José Eliton. Em entrevista à Sagres, a presidente do PSOL Goiás, Cíntia Dias, disse que o partido tomou decisão contrária em relação à presença de José Eliton no PSB.

Confira aqui a matéria completa

Preocupação nas escolas

Os casos de violência nas escolas aumentaram com a retomada das aulas presenciais. Em algumas unidades de saúde, o aumento chega a 50%, principalmente em escolas públicas. Os principais fatores para esse aumento podem ser questões sociais como estresse, sobrecarga, crises de ansiedade, intolerância e depressão.

Em entrevista à Sagres, a psicóloga Nádia Santana, avaliou que muitos casos dessa violência estão relacionados com a vivência durante a pandemia. A profissional da saúde mental ressaltou que as crianças e os adolescentes perderam os relacionamentos pessoais numa fase muito importante da vida, ligada ao desenvolvimento da própria identidade.

Confira aqui a matéria completa

Sem lazer no João Leite

Governo de Goiás informou na sexta-feira (22) que o Ribeirão João Leite continuará a ser utilizado apenas como fonte de abastecimento da região metropolitana de Goiânia. Segundo nota, após a consulta pública, realizada na segunda-feira (18), ficou decidido que o reservatório não será usado para atividades de lazer.

Na quarta-feira (20), a secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andréia Vulcanis, afirmou à Sagres que a visitação ao Ribeirão João Leite poderia promover a educação ambiental da população e “melhorar as relações do homem com a natureza, que é exatamente o objetivo da proposta”.

Confira aqui a matéria completa

Leia mais: