Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 02 e 06 de agosto.

Ministério da Saúde bate recorde de vacinas Covid-19 distribuídas em Julho;
Sintego cobra antecipação da 2ª dose da vacina contra a Covid em profissionais da educação para retorno mais seguro;

Goiânia ainda avalia criação de taxa de lixo, mesmo após OAB-GO considerar obrigatoriedade ilegal;
Gustavo Mendanha se diz contra aliança entre MDB e DEM e não descarta mudança de partido.

Distribuição de vacinas

O Ministério da Saúde bateu recordes de vacinas distribuídas contra a Covid-19 nesta semana, com cerca de 33 milhões de doses. Entretanto, o recorde foi alcançado novamente com mais 6,7 milhões de doses distribuídas para todo o Brasil.

Antecipação da vacina

As aulas presenciais foram retomadas nas escolas estaduais e alguns municípios goianos estão com data marcada para o retorno no próximo dia 16 de agosto. Em entrevista à Sagres, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, afirmou que o sindicato buscou junto ao Estado, que o retorno presencial só ocorresse após a aplicação da 2ª nos profissionais da educação, mas que não obteve sucesso.

Taxa de lixo

Mesmo após a Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO) avaliar a obrigatoriedade da taxa do lixo como inconstitucional, a prefeitura de Goiânia ainda avalia a necessidade de criação do tributo. Em entrevista à Sagres, o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Paulo César Pereira, explicou que os demais serviços que devem ser implantados em função do novo marco regulatório de saneamento básico podem fazer com que o município precise de mais arrecadação.

Mudança de partido

Com a proximidade das eleições de 2022, alguns partidos políticos discutem se serão base de apoio ao atual governador Ronaldo Caiado (DEM). O MDB deve decidir se terá ou não um candidato próprio para governador de Goiás nas eleições do ano que vem. Em 2018, o presidente do partido, Daniel Vilela, disputou o pleito, mas atualmente há quem defenda uma aliança do MDB com o DEM, partido do governador Ronaldo Caiado. Entre os que defendem essa aliança estão 27, dos 28 prefeitos do partido. Eles assinaram uma carta manifestando que apoiam essa aliança.

No entanto, nas últimas os gestores municipais afirmaram que pretendem conversar sobre o assunto com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que vem sendo apontado como um possível candidato a governador. Em entrevista à Sagres, Mendanha afirmou que não concorda com a aliança entre democratas e emedebistas.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.