Único representante goiano na Série A em 2023, o Goiás se prepara para uma temporada de calendário cheio no próximo ano. Além do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Verde, o time esmeraldino volta a disputar a Copa Sul-Americana após dois anos. A equipe ainda tem a missão de encerrar um jejum de quatro anos sem vencer o Goianão.

A pré-temporada alviverde iniciou na última sexta-feira (16), com 29 jogadores presentes no CT Edmo Pinheiro. Uma das principais novidades está na troca do comando técnico, com Guto Ferreira no lugar de Jair Ventura.

O novo treinador chega acompanhado dos auxiliares André Luís e Alexandre Faganello e do preparador físico Juninho. Os profissionais complementam a comissão técnica permanente, que contou com as renovações de Emerson Ávila e Ednilson Sena.

Contratações

Um dos setores com mais novidades é a defesa. A lista é encabeçada pelo lateral-esquerdo Sander (32, ex-Sport) e também conta com os zagueiros Edu (22 anos, emprestado pelo Athletico-PR) e Eduardo Thuram (25, ex-Pouso Alegre), enquanto Heron (22) retornou de empréstimo do Sheriff, da Moldávia. Lucas Halter teve empréstimo renovado.

No meio-campo, a principal contratação até o momento é a do volante Willian Oliveira (29, ex-Cruzeiro), que já defendeu o Goiás em 2016. O meia-atacante Carlos Maia (21, ex-Campinense) é a aposta da vez no clube. A diretoria esmeraldina também está próxima de acertar a chegada do volante Felipe (28, do Fortaleza).

Já no ataque, por enquanto foram anunciados apenas Fernandinho (25, ex-Brusque) e Philippe (22, ex-Grêmio Anápolis e revelação do Vila Nova). De toda forma, Alesson (23, do Vila Nova) e Matheus Peixoto (27, ex-Ceará, emprestado pelo Metalist, da Ucrânia) estão acertados com o Verdão e devem ser novidades em breve.

Saídas

Em relação ao elenco que encerrou o ano, 16 atletas não seguiram. Nessa semana, o zagueiro Danilo Cardoso, o lateral Douglas e os meio-campistas Nathan, Albano e Daniel de Pauli foram emprestados.

Também saíram os zagueiros Caetano e Reynaldo, os laterais Sávio e Danilo Barcelos, os meio-campistas Auremir, Caio Vinícius, Matheus Sales, Henrique Lordelo, Marco Antônio e Luan Dias, além dos atacantes Dadá Belmonte, Renato Júnior e Pedro Raul.

Confira o elenco do Goiás que inicia a temporada 2023
  • Goleiros: Tadeu, Marcelo Rangel e Matheus Alves
  • Zagueiros: Lucas Halter, Sidimar, Yan Souto, Da Silva, Heron, Edu e Eduardo Thuram
  • Laterais: Maguinho, Hugo e Sander
  • Meio-campistas: Fellipe Bastos, Jhonny Lucas, Willian Oliveira, Diego, Marquinhos Gabriel, Matheusinho e Carlos Maia
  • Atacantes: Vinícius, Apodi, Luiz Filipe, João Paulo, Fernandinho, Nicolas, Breno Herculano, Lucas Emmanuel e Philippe Costa