O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando uma programação do mês da mulher. O objetivo é atualizar o perfil das mulheres empreendedoras e sua evolução recente. O programa de aceleração “Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso”, tem o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #225 desta sexta-feira (12), a analista do Sebrae Goiás, Vera Lúcia Elias traçou um perfil da mulher empreendedora no estado.

“Em Goiás, já somos quase 51% da população, e dessa massa mais de 48% das mulheres já são chefes de domicílio, elas que sustentam os seus domicílios. Dessa população que tem negócio próprio, ou que são empresários que já empregam alguma pessoa no seu empreendimento, a mulher aqui em Goiás já está em torno de 34%”, afirma. “Nós identificamos que também as goianas estudam mais, são mais escolarizadas, começam a empreender até um pouco mais cedo do que os homens, em média as empreendedoras em nosso estádio tem 42 anos de idade, mas infelizmente os negócios delas não faturam tanto quanto os dos homens”, complementa.

Dificuldades de acesso a linhas de crédito e empreendimentos com serviço de valor agregado muito baixo também são entraves da busca pela igualdade no empreendedorismo feminino. Segundo a analista do Sebrae, a pandemia também interfere nesse quesito.

“Vamos imaginar uma jordana de 40 horas semanais. As mulheres dedicam menos tempo ao seu negócio do que o homem, e a pandemia nos deixa entender porque agora, mais do que nunca, ela cuida da casa, dos filhos, e às vezes até de um familiar. Consequentemente isso reflete no faturamento desses negócios”, avalia.

O programa busca ainda valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

“Essa programação permeia todo o universo feminino abordando temas que vão desde comunicação não violenta, empreender sem medo, orientação de como ela pode até compor a sua imagem corporal para favorecer nas relações de negócio. No dia 15 desse mês estamos lançando a edição 2021 do que nós chamamos de Passaporte Delas. É uma trilha de desenvolvimento construída para diversos perfis de mulher onde o Sebrae vai apoiar essa mulher que quer abrir um negócio, ou se ela já tem, que ela queira melhorar o desempenho, fazer com que ele seja mais competitivo”, conclui.

Os temas podem ser acessados aqui, especialmente na aba empreendedorismo.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #225