O deputado federal Heuler Cruvinel (PSD) quer que Goiás deixe de ter o horário de verão, programado para começar este ano no próximo domingo (21). Heuler apresentou nesta quarta-feira (18) projeto na Câmara Federal para excluir o Estado da zona de abrangência do adiantamento dos relógios em uma hora. Segundo Heuler, a economia de energia durante o período não compensa o desgaste físico provocado nas pessoas e as alterações na rotina da população.

“Os dias no verão são mais longos, o que por si só aumenta o consumo. A comparação de uma suposta economia de energia que se faz hoje é com dias de inverno”, cita Heuler. “Essa alteração impacta o relógio biológico dos trabalhadores, que acabam ficando mais cansados, sem falar em crianças indo mais cedo para a escola, sonolentas e ainda no escuro. Por causa disso, queremos Goiás fora do horário de verão”, defende o deputado. 

Redes Sociais

O deputado destaca que a ideia de pedir o fim do horário de verão em Goiás foi estimulada e reforçada por debate com internautas nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

“Estas ferramentas da internet serviram como mais um termômetro da opinião dos cidadãos goianos sobre o assunto, além do que já percebíamos em nossos contatos pessoais no gabinete e nos municípios do Estado”, descreve o deputado.

“A maioria dos goianos não quer o horário de verão. Fiquei satisfeito com a imensa repercussão que nossa campanha contra ele em Goiás alcançou nas redes sociais. Essa resposta vem só a reforçar nossa determinação”, acrescentou Heuler Cruvinel.