Sagres em OFF
Rubens Salomão

Doria inicia por Goiás e Mato Grosso busca de votos nas prévias do PSDB

Os estados de Goiás e Mato Grosso foram os locais escolhidos pelo governador de São Paulo, João Doria, para iniciar trabalho de divulgação do nome dele como pré-candidato a presidente da República nas prévias do PSDB. A visita à Goiás está marcada para a tarde do dia 10 de julho. Doria pretende passar pelas cinco regiões do Brasil até outubro.

As prévias estão marcadas para 21 de novembro e serão disputadas entre Doria; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; Tasso Jereissati, senador pelo Ceará; e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus (AM).

O governador do Estado de São Paulo, João Doria durante cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Doria pretende viajar para atividades políticas somente aos finais de semana, para evitar críticas sobre o assunto. O PSDB goiano prepara uma programação do governador de São Paulo, durante passagem em Goiás.

A executiva do partido definiu que o eleitorado será dividido em 4 grupos, cada um com peso de 25%: 1 – filiados 2 – prefeitos e vice prefeitos, 3 – vereadores, deputados estaduais e distritais, 4 – governadores, vices, ex-presidentes nacionais da sigla, deputados federais, senadores e o atual presidente do partido, Bruno Araújo. O percentual de cada concorrente nestes grupos será levado para a contabilidade final.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Alternativa

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas pode disputar vaga ao Senado por Goiás ou pelo Mato Grosso. No estado vizinho, ele teria o apoio do governador Mauro Mendes (DEM). A informação foi divulgada no jornal O Globo neste final de semana. Em Goiás, já alguns meses o partido Democracia Cristã busca convidá-lo para filiação. O presidente da República, Jair Bolsonaro já se manifestou em diversas oportunidades para que Freitas seja candidato ao governo de São Paulo no ano que vem.

tarcisio gomes
Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Agenda

O ex-candidato à presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL) esteve neste domingo (27) em Goiânia para entrega de unidade do projeto Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Residencial Itaipu. A proposta do MTST é servir diariamente almoços gratuitos para as famílias das periferias. Boulos, que chegou ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB) nas eleições 2020 para prefeito de São Paulo, mas foi derrotado pelo candidato à reeleição. Ele vem defendendo a união da esquerda no pleito do ano que vem e é tido como favorável a um apoio do PSOL a Lula, embora evite antecipar essa discussão em público.

Código Tributário

A Prefeitura de Goiânia pretende enviar projeto do novo Código Tributário à Câmara de vereadores no início do segundo semestre. Uma comissão foi formada para avaliar o texto que foi elaborado pela equipe do ex-secretário de Finanças, Alessandro Melo, ainda na gestão de Iris Rezende (MDB), em 2018. A proposta de reforma chegou à Câmara em setembro de 2018 daquele ano. Na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto recebeu 56 emendas e não foi votado em plenário. A época a alegação para retirada é que a matéria teria ficado descaracterizada. O Código Tributário em vigor é de 1975.

Afastamento

O vereador Kleybe Morais (MDB) pediu afastamento do cargo de Analista Tecnológico, lotado na Secretaria Municipal de Governo. A licença se deve para exercício de mandato eletivo, com data de 4 de junho de 2021. Nas últimas semanas, Kleybe foi alvo de ataques de grupos políticos que questionavam se o parlamentar estava cumprindo ou não a carga horária na prefeitura.

Indicação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) indicou nomes para composição do Conselho Estadual de Educação, na condição de membros titulares e suplentes.  Entre os nomes indicados estão o de Flávio Roberto de Castro (atual presidente), Eduardo Mesquita Vieira, José Teodoro Coelho, Elcival José de Souza Machado, Sofia Bezerra Coelho Rocha Lima, e Maria do Rosário Cassimiro e Marcos Elias Moreira para recondução, na condição de membros titulares. Sofia Rocha Lima é esposa do secretário geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima e já foi presidente da Agência Brasil Central entre junho e agosto de 2020.

Reclamação

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) reclamaram por meio de uma nota de falta de transparência nas eleições realizadas na instituição na última sexta-feira (25). Conforme informado pela Sagres em Off no último sábado, o mais votado encabeçando a lista tríplice, foi Antônio Cruvinel Neto, com 36,07%. Ele é primo do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Transparência

“A UEG gera dúvidas em seu pleito eleitoral, que foi realizado totalmente de forma online, após 60 dias de campanha eleitoral. A votação para Reitor, Diretores de Campus e Coordenadores Centrais de Curso ocorre sem transparência alguma. O processo de votação finalizou às 21 horas do dia 24 de junho e, apesar de totalmente online, o que permitiria um acompanhamento em tempo real, os resultados foram divulgados apenas 17 horas após o encerramento”, diz trecho da nota.

LDO

O deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota) foi definido como relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. A LDO apresenta as metas e prioridades da administração pública estadual, a estrutura e a organização dos orçamentos, as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais. A matéria já projeta a participação de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal e outros programas federais que o Estado venha a aderir.

deputado estadual amauri ribeiro
Amauri Ribeiro será relator da LDO 2022. Foto: Sagres Online.

Mais lidas:

Leia também: