Neste domingo (29), 1 milhão 240 mil e 442 eleitores voltarão às urnas em Goiás. Além do novo prefeito de Anápolis, os goianos vão eleger o novo gestor municipal de Goiânia. Estão na disputa: Maguito Vilela, do MDB, e Vanderlan Cardoso, do PSD.

Leia também:

Incerteza sobre a saúde de Maguito e estranhamento com Vanderlan marcam 2º turno em Goiânia

Eleitor que não foi às urnas no primeiro turno pode votar no segundo

No primeiro turno, Maguito teve 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos. Já Vanderlan teve 148.739 votos, totalizando 24,67%. Outros 14 candidatos participaram do pleito no 1º turno.

Conheça mais sobre os candidatos:

  • Maguito Vilela (MDB)

Maguito Vilela, 71 anos, segue internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo e com ventilação invasiva com traqueostomia, ligado ao aparelho ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que faz a função dos pulmões. Ele está desde o primeiro turno em São Paulo.

No plano de governo, Maguito defende atenção especial à saúde, educação, segurança e infraestrutura, priorizando regiões com menor desenvolvimento. Ele propõe construir e melhorar unidades de saúde, investir no programa Saúde da Família, ampliar o número de vagas em creches e erradicar o analfabetismo escolar. Ele também quer fortalecer a Guarda Municipal.

Maguito já foi vereador em Jataí, deputado estadual, deputado federal, vice-governador de Goiás entre os anos de 1991 e 1994. Foi eleito governador de Goiás, de 1 de janeiro de 1995 a 2 de abril de 1998. Depois, foi senador e cumpriu mandato até 2006. Em 2008, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia. Em 2012, foi reeleito. Este ano, ele disputa a prefeitura da capital pela primeira vez.

Advogado por formação, atualmente é sócio do escritório jurídico Vilela e Associados e mantem sua atividade rural de produtor de leite. É pai de quatro filhos, entre eles, o presidente do MDB de Goiás e ex-deputado federal, Daniel Vilela, avô de quatro netos e esposo da empresária Flávia Teles.

  • Vanderlan Cardoso (PSD)

O plano de governo de Vanderlan inclui reformas e modernização na estrutura da rede municipal de saúde, ampliando o programa Saúde da Família. Ele pretende construir e reformar escolas e implantar projeto de tempo integral nas unidades de ensino. Vanderlan defende a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. No transporte coletivo, ele propõe a implantação de corredores de ônibus e conclusão de obras do BRT.

Vanderlan Cardoso defende as bandeiras do combate à corrupção, do desenvolvimento econômico e social, com a geração de emprego e renda, atração de novos investimentos, descentralização da gestão pública, além de parcerias entre entidades privadas e poder público.

Vanderlan foi prefeito de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, por dois mandatos, entre 2005 e 2010. Disputou a prefeitura de Goiânia pela primeira vez em 2016, chegando no segundo turno. Em 2018, ele foi eleito senador, podendo exercer o mandato de parlamentar até 2026, com 1.729.637 votos.

Vanderlan nasceu em Iporá, na região oeste de Goiás, tem 57 anos e é empresário. O candidato é casado, pai de dois filhos.