O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) apresentou balanço do primeiro ano à frente da gestão municipal. O prefeito respondeu, na manhã desta quarta-feira (21), perguntas de jornalistas sobre diferentes assuntos da administração.

IPTU

O prefeito Rogério Cruz relatou que o novo Código Tributário traz diferentes benefícios para a população, mas que as pessoas observam somente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para o prefeito, mesmo o imposto traz justiça social.

“As vantagens as pessoas não colocam, só colocam o IPTU. Às vezes, as pessoas não entendem o que é justiça social”, relatou.

Plano Diretor

Sobre o Plano Diretor, que teve tramitação suspensa na Câmara Municipal de Goiânia por decisão judicial, o prefeito voltou a relatar que o tema já tem sido discutido há bastante tempo pelo Legislativo e que há um atraso em relação a isso.

“Já vem sido trabalhado na Câmara. Como vereador por dois mandatos pude acompanhar a discussão destes trabalhos”, disse. O prefeito relatou que foi relator de uma subcomissão na Comissão Mista. “Toda a sociedade participou com os seus representantes, sim”, continuou.

Rogério Cruz também fez um histórico dos debates e alegou que tema está atrasado. “A parte do Executivo é fazer as análises, e isso foi feito no grupo de trabalho. A minha parte é enviar e todo o trabalho enviado pelo grupo está no processo. No grupo de trabalho foram resumidas as emendas, inclusive com a participação do Ministério Público”, relatou.

O prefeito reforçou que a responsabilidade ao responder a liminar é da Câmara, já que o processo está em tramitação no Legislativo.

2022

Para o próximo ano, o prefeito informou que existem mais de 40 projetos da Prefeitura de Goiânia para captação de recursos junto ao governo federal. Rogério Cruz destacou também que há ações em fase de construção junto ao Ministério de Integração Regional e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Entre os projetos, segundo o gestor municipal, estão de pequenas pontes para ajudar na interligação de bairros.

Plano de Mobilidade

Rogério Cruz comentou sobre o PlanoMob Gyn, que está em fase de execução pela administração municipal. Neste instante, há uma consulta em andamento, realizada feita pela Prefeitura, sobre o deslocamento das pessoas na cidade.

Data-base

Em relação ao possível pagamento da data-base aos servidores municipais, Rogério Cruz informou que a questão está em fase de estudo, para definir se a Prefeitura tem condições de pagar, e que a administração municipal mantém conversas com sindicatos.

Transparência

Em diferentes momentos deste ano, a Prefeitura de Goiânia foi questionada a respeito da transparência relacionadas a diversos eventos, como questões relativas à licitação da venda da folha de pagamento dos servidores e contratações por dispensa de licitação. Ao longo de 2021, a administração ressaltou a transparência como uma das marcas da gestão.

No entanto, ainda há o que melhorar e o prefeito reforçou que há mecanismos em desenvolvimento para melhorar a transparência para a população. Quanto aos diferentes questionamentos feitos por órgãos de controle, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), o prefeito argumentou que em muitos casos são: “questões de interpretação”.

Desembarque do MDB

Não houve, para o prefeito, impacto na gestão, já que a saída foi logo no início da gestão. “Seguimos com o nosso plano de governo. Foi bem no início”, disse. Rogério Cruz argumentou que nada foi proposital para provocar a saída do MDB.

Empréstimo

O prefeito comentou também sobre o fim do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) na ordem de R$ 780 milhões. Rogério Cruz analisou que a continuidade do empréstimo poderia trazer prejuízos.

Para o gestor municipal, o recurso não fez falta para avançar na reconstrução asfáltica da cidade. “Não nos fez falta, o cronograma apresentado pela gestão passada foi concluído. Tivemos que completar com poucos recursos do erário”, relatou.

Relação com Caiado

A relação entre o prefeito e o governador Ronaldo Caiado foi classificada por Rogério Cruz como “uma grande parceria”. Ele destacou a sintonia entre os gestores e citou como exemplo o transporte público. “Hoje já estamos finalizando um projeto para o transporte coletivo”.

O prefeito comentou ainda que decisões relativas às eleições de 2022 caberão ao partido, mas que as questões administrativas serão mantidas em harmonia com o governo estadual.

Congelamento da tarifa

Rogério Cruz garantiu que para 2022 não haverá aumento da tarifa de ônibus e que o valor continuará congelado em R$ 4,30. O prefeito disse também que continuará sendo pago o subsídio para as empresas. O gestor destacou os novos projetos como o pagamento da passagem por distância.

BRT Norte Sul

A paralisação das obras em parte do trecho do Bus Rapit Transit (BRT) foi lamentada pelo prefeito. Conforme Rogério Cruz, agora é preciso esperar o distrato e fazer uma nova licitação.

Leia mais: