Nas últimas duas décadas, nenhum duelo se repetiu tanto em decisões do futebol goiano como o confronto entre Atlético Goianiense e Goiás. Em um período de 16 anos, rubro-negros e esmeraldinos já decidiram o principal campeonato do estado por nove oportunidades – cinco vitórias atleticanas e quatro triunfos alviverdes.

O encontro da noite desta quarta-feira (22), no entanto, será inédito: pela primeira vez, dois clubes goianos se enfrentarão na Copa do Brasil. Em jogo válido pelas oitavas de final, a bola rola no estádio Antônio Accioly a partir das 19h, na primeira de duas disputas para definir quem avança e fatura mais R$ 3,9 milhões no cobiçado torneio.

Apesar do ineditismo do confronto de hoje, Atlético e Goiás estão acostumados a enfrentamentos nacionais. Representantes goianos na Série A, Dragão e Verdão realizarão o 14º duelo nacional do clássico. Se nas decisões regionais a vantagem é rubro-negra, os esmeraldinos levam a melhor nacionalmente, com sete vitórias em 13 jogos.

Leia também
Destaque no último jogo pelo Brasileirão, Airton ganhou posição e foi confirmado por Jorginho no time do Atlético contra o Goiás (Foto: Álvaro de Castro/ACG)
Atlético

Em sua terceira presença seguida nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético busca algo que só conseguiu uma vez em suas participações no torneio: avançar para as quartas de final. Em 2010, o clube campineiro chegou até as semifinais. Já nesta temporada, o time atleticano deixou pelo caminho União-MT, Nova Venécia-ES e Cuiabá.

Diferente das últimas três partidas, Jorginho não poderá repetir a formação que resgatou a equipe no Brasileirão. Como já atuou na Copa do Brasil pelo Grêmio este ano, Diego Churín está indisponível e será desfalque no ataque. Por outro lado, Arthur Henrique, que cumpriu suspensão, e Shaylon, poupado por desconforto muscular, estão de volta.

Em relação ao time titular, a principal novidade será a presença de Airton, protagonista no jogo contra o Juventude com um gol e uma assistência. Com a entrada do ponta, Wellington Rato deve voltar ao centro do ataque atleticano. Poupado da última atividade antes do clássico, o zagueiro Edson Felipe foi convocado e deve jogar regularmente.

De volta ao time após cumprir suspensão, Reynaldo é um reforço importante para a defesa do Goiás no clássico contra o Atlético (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
Goiás

Com maior tradição do que o rival campineiro na Copa do Brasil, o Goiás, que já foi finalista do torneio, em 1990, mira a oitava classificação para as quartas de final em sua história. A última aconteceu em 2013, quando chegou até as semifinais. Na competição em 2022, o time esmeraldino passou por Sousa-PB, Criciúma e Red Bull Bragantino.

Para esta noite, Jair Ventura conta com três retornos: ausentes contra o Corinthians, Reynaldo e Matheus Sales cumpriram suspensão, enquanto Caetano esteve indisponível por questões contratuais. A tendência é que o trio esteja na formação titular, cujo esquema tático é um mistério. No último jogo, o treinador abriu mão do habitual 5-4-1.

Desta vez, a lista de desfalques não aumentou, porém o departamento médico alviverde teve outra péssima notícia: Sidimar teve lesão constatada no tendão de Aquiles e não joga mais na temporada. Por outro lado, enquanto Apodi e Nicolas treinaram novamente com bola, Sidnei voltou a ser poupado e segue como dúvida.

Copa do Brasil – Oitavas de final (ida)

22 de junho de 2022 (quarta-feira)
Bahia x Athletico-PR – 19h30 – Fonte Nova (Salvador-BA)
Fortaleza x Ceará – 20h – Castelão (Fortaleza-CE)
Atlético-MG x Flamengo – 21h30 – Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Corinthians x Santos – 21h30 – Neo Química Arena (São Paulo-SP)

23 de junho de 2022 (quinta-feira)
Fluminense x Cruzeiro – 19h – Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
São Paulo x Palmeiras – 20h – Morumbi (São Paulo-SP)

30 de junho de 2022 (quinta-feira)
América-MG x Botafogo – 19h – Independência (Belo Horizonte-MG)

Ficha técnica: Atlético Goianiense x Goiás

Data e horário: 22 de junho de 2022 (quarta-feira), às 19h
Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Quarto árbitro: Jefferson Ferreira (GO)
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Gois (SP)

Prováveis escalações

Atlético: Ronaldo; Hayner, Edson Felipe, Ramon e Jefferson; Marlon Freitas e Gabriel Baralhas; Airton, Jorginho e Luiz Fernando; Wellington Rato. Treinador: Jorginho

Goiás: Tadeu; Diego, Da Silva, Reynaldo, Caetano e Dadá Belmonte; Matheus Sales, Elvis, Caio Vinícius e Vinícius; Pedro Raul. Treinador: Jair Ventura