Sob o comando da dupla Augusto César e Glauber Ramos, o Goiás teve 49% de aproveitamento na Série A, com oito vitórias, quatro empates e sete derrotas, desempenho semelhante ao do Santos – em todo o campeonato -, atual oitavo colocado. Apesar da nona melhor campanha nos últimos três meses, com 25 pontos em 18 jogos, a reação esmeraldina não foi suficiente para livrar o clube do rebaixamento para a Série B.

Na rodada final do Brasileirão 2020, realizada de forma integral na noite desta quinta-feira (25), às 21h30, o Goiás se despede da Série A para iniciar a nova década novamente na segunda divisão nacional, como nos anos 2010. Seu último adversário na elite será o Vasco da Gama, este virtualmente rebaixado, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). No primeiro turno, empate em 1 a 1 em Goiânia.

Leia também
Goiás

Invicto há quatro jogos, o Goiás finaliza a temporada de 2020 com a possibilidade de, caso vença nesta noite, concluir o Campeonato Brasileiro na 17ª posição e com 40 pontos, em uma campanha melhor do que a dos outros rebaixamentos na era dos pontos corridos, em 2010 e 2015. Cenário que, contudo, não muda a situação financeira delicada do clube. O jogo contra o Vasco também pode marcar a despedida de alguns jogadores.

No Rio de Janeiro, a comissão técnica esmeraldina não poderá contar com o goleiro Marcelo Rangel, que trata lombalgia e não tem previsão de retorno, o zagueiro Heron, afastado por protocolo médico após pancada na cabeça, e o meio-campista Daniel de Pauli, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. A tendência é que Tadeu retorne ao time, enquanto Iago Mendonça e Breno lutam por um lugar na formação.

Vasco da Gama

Diferente do Goiás, o Vasco não está matematicamente rebaixado. Por outro lado, a situação vascaína é dramática: para evitar a sua quarta queda para a Série B depois de 2008, 2013 e 2015, o time cruzmaltino, além de uma vitória em São Januário, precisa que o Fortaleza perca para o Fluminense, em jogo também realizado no Rio de Janeiro, e que recupere uma diferença de 12 gols no saldo.

Os próprios jogadores, comissão técnica e diretoria já tratam o rebaixamento como uma realidade, enquanto começa a planejar a temporada de 2021. Para o último jogo do campeonato, Vanderlei Luxemburgo segue sem contar com o meia-atacante Martín Benítez, já desfalque no final de semana por conta de dores musculares. A expectativa é que o time titular contra o Corinthians seja preservado.

Campeonato Brasileiro da Série A – 38ª rodada

25 de fevereiro de 2021 (quinta-feira)
Athletico Paranaense x Sport – 21h30 – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Atlético Goianiense x Coritiba – 21h30 – Antônio Accioly, Goiânia (GO)
Atlético Mineiro x Palmeiras – 21h30 – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Bahia x Santos – 21h30 – Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Ceará x Botafogo – 21h30 – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Fluminense x Fortaleza – 21h30 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Internacional x Corinthians – 21h30 – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Red Bull Bragantino x Grêmio – 21h30 – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
São Paulo x Flamengo – 21h30 – Morumbi, São Paulo (SP)

Ficha técnica: Vasco da Gama x Goiás

Data e horário: 25 de fevereiro de 2021 (quinta-feira), às 21h30
Local: estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Arbitragem

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Quarto árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto (MG)

Prováveis escalações

Vasco da Gama: Fernando Miguel; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castán e Henrique; Andrey e Bruno Gomes; Yago Pikachu, Carlinho e Talles Magno; Germán Cano. Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Goiás: Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Iago Mendonça (Breno); Shaylon, Miguel Figueira, Henrique Lordelo, Vinícius Lopes e Jefferson; Fernandão e Rafael Moura. Treinadores: Augusto César e Glauber Ramos