Começa nesta terça-feira (18) a segunda edição do Festival de Felicidade Online. Gratuito, o evento online de música instrumental e artes integradas vai levar uma série de atividades artísticas e culturais para lares de todo o Brasil. Além disso, haverá palestras que promovem a reflexão, a elevação de consciência e a paz.
Em dois dias de evento, porém, o Festival de Felicidade Online terá espetáculos de música, dança, exposição de arte, teatro, atrações para adultos e crianças. O objetivo, no entanto, é promover o bem-estar, a cultura, as artes e a paz, como explica o idealizador do festival, Gustavo Arns. “É uma forma de levarmos conhecimento e cultura para mais pessoas, em todo o território nacional. Acreditamos no poder da arte e da música como ferramentas eficazes de sensibilização, motivação e construção do autoconhecimento em busca de uma sociedade mais empática, sustentável e feliz”, afirma.
São mais de 15 atrações, sempre no período da noite, entre as 19h e as 22h30. O evento terá música instrumental e artes integradas, com atrações de diversos gêneros e estilos, como o instrumentalista Ian Giller, o grupo Djagô Music, o pianista Bernardo Manita e o grupo Baquetá; exposições da fotógrafa paulistana Sitah e da artista plástica Maria Goret Chagas; espetáculo musical com a Curitiba Cia de Dança e teatro com a Companhia Regina Vogue. Para acessar todos os conteúdos, todavia, basta fazer a inscrição no site clicando aqui.

Palestras
Ademais, nesta terça-feira (17), às 19h10 o evento inicia com a palestra “A arte de viver”, com a artista plástica Maria Goret Chagas, integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés do Brasil. Graduada em Letras, Educação Artística e Semiótica, ela também é escritora e palestrante motivacional.
Na quarta-feira (19), Sitah fala sobre “Quarup, o ritual fúnebre ancestral dos indígenas do Xingu”, palestra acompanhada de exposição de fotos e do filme “Quarup sob ameaça”. Nesse sentido, a iniciativa tem coordenação editorial de Xavier Bartaburu, coordenação de produção de Julia Lemos Lima e reportagem de Maria Fernanda Ribeiro e edição de Fernando Pilatos. Além disso, possui cinematografia da própria Sitah.
Formada em Jornalismo com especialização em Antropologia Visual pela Universidade de Barcelona, entretanto, a fotógrafa já publicou ensaios em muitas das revistas e agências do país, tendo como plano de fundo as artes, a natureza e a relação do ser humano com seu entorno em diversos lugares do mundo.
Já às 21h, a escritora Irene Reis dos Santos palestra com o tema “Neurociência, Felicidade e Projeto de Vida”.
O Festival de Felicidade Online é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio prata de Banco CNH Industrial e New Holland; patrocínio bronze de Pós PUCPR Digital, Colégio Positivo e O Boticário; apoio de Helisul, Lunelli e Metalus; e apoio institucional da Prefeitura de Curitiba.

Confira a programação a seguir
Dia 18
19h: Performance Re-mover
19h10: Palestra “A arte de viver”, com Maria Goret Chagas
19h50: Apresentação musical: Ian Giller
20h20: Exposição Artes Visuais: “A arte transpondo limites”, de Maria Goret Chagas
20h30: Música Instrumental com Djago Music
21h: Teatro: “Quando a criança era uma criança”. Grupo Regina Vogue
21h40 Música Instrumental: Bernardo Manita
Dia 19
19h: Performance “Karingana Ua Karingana” – Histórias de Áfricas
19h10: Música com Duo Combinado
19h40: Palestra e exposição: “Quarup, o ritual fúnebre ancestral dos indígenas do Xingu”, com a fotógrafa Sitah
20h20: Exposição Artes Visuais: “A arte transpondo limites”, de Maria Goret Chagas
20h30: Música com Leo Trujillo
21h: Palestra: “Neurociência, Felicidade e Projeto de Vida”, com Irene Reis dos Santos
21h30: Espetáculo de Dança: “Dançando Villa”, Curitiba Cia de Dança
22h: Música instrumental com Rebeca Friedmann
Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 03 – Saúde e bem-estar.
Leia mais
Vila Cora Coralina incentiva revitalização cultural no Centro de Goiânia
Depressão pós-parto: 25% das mães recebem o diagnóstico no país
Mulheres Mil: programa do MEC oferece qualificação profissional para mulheres vulneráveis