Um dos embaixadores da Copa do Mundo no Brasil, Carlos Alberto Torres foi o primeiro a retirar o ingresso para a Copa das Confederações de 2013. O ex-jogador, capitão do tri, esteve no evento promovido pela FIFA nesta terça-feira (28) para mostrar à imprensa a Central de Ingressos do Rio de Janeiro, localizada na Cidade das Artes. Ele vai assistir à abertura do torneio entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, em Brasília.

O torcedor poderá retirar os ingressos da Copa das Confederações a partir das 10h desta quarta-feira (29), em uma das centrais das seis cidades-sede do torneio (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). Na capital carioca são três terminais, enquanto nas demais há um local de retirada em cada. Quem tiver a entrada para o jogo em uma sede pode retirar o ingresso em uma central de outra cidade. A recomendação da FIFA é de que as pessoas agendem a retirada dos bilhetes com antecedência, pela internet no FIFA.com. Até o momento, mais de 100 mil pessoas já fizeram a reserva de horário.

As entradas somente podem ser retiradas pelos compradores dos ingressos, não pelos convidados. Ao retirar os bilhetes, o torcedor receberá um guia com informações, como a norma de conduta dentro dos estádios, a tabela de jogos e partidas por cidade-sede, tabela de preços, perguntas frequentes, processo de solicitação de ingressos, informações sobre segurança do bilhete, publicidade nas arenas, itens proibidos e divisão dos setores.

Segurança

ingresso copadasConfederaçoesA FIFA recomenda que os torcedores não comprem ingressos de terceiros ou na rua, mas apenas pelo site da entidade. Ou, no caso de pacotes, apenas de parceiros comerciais, para evitar que as pessoas adquiram bilhetes falsificados ou que já foram cancelados. Os ingressos possuem vários itens de segurança visuais e internos. Dentre eles há um chip, igual aos de cartões de crédito, para a leitura nas catracas dos estádios, também um holograma e o nome do portador da entrada.

Um caso de ingresso cancelado são aqueles que foram roubados ou perdidos pelo dono da entrada. A FIFA esclarece que não serão emitidas segundas vias de ingressos e orienta que em caso de perda ou roubo seja registrada a ocorrência na polícia e que o comprador entre em contato com a central de ingressos. No ingresso, além do nome do proprietário, há a indicação do local onde o torcedor deve sentar com a cor do setor, o número do portão, o nível, o bloco, a fileira e o número do assento. Antes da entrada na arena, a indicação é a de que seja observada a cor do setor ao qual o bilhete está destinado.

Além disso, os ingressos vêm com o número do jogo, as seleções participantes, data e horário da partida, nome da arena e a cidade, categoria do assento e preço. Os torcedores não poderão escolher onde sentarão, pois os ingressos já são impressos com a setorização, conforme a categoria na qual foi comprado. As pessoas pertencentes a uma mesma compra ficarão sentadas juntas.  

ingressos terminaisEntregaA verificação das entradas será feita primeiro de maneira visual e depois eletrônica. O diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, admitiu que não será possível checar os ingressos de todos os torcedores. Por isso, é feita uma amostra aleatória. No entanto, todos os bilhetes com descontos serão checados e a recomendação é a de que todos os espectadores cheguem aos jogos com documentos de identificação.

“Vamos fazer uma verificação aleatória, por amostragem, porque não dá para verificar o nome de todo mundo, mas verificaremos todos os com desconto, porque queremos saber se realmente estão sendo usados por uma boa razão. Mas, claro, todos os torcedores têm que ter documento de identificação”, disse Weil.

Dentre as pessoas com direito a desconto estão os idosos com pelo menos 60 anos, que podem adquirir entradas mais baratas em qualquer uma das quatro categorias, estudantes e beneficiários do programa do Governo Federal Bolsa-Família, que podem comprar pela categoria 4, além das pessoas com deficiência. Sobre a carteirinha estudantil, Weil disse que o novo modelo unificado e emitido pela UNE, UBES e ANPG ficará como legado para o país. “Esse é um compromisso da FIFA com o governo e ficará como legado. As associações confirmaram que as carteirinhas novas estão sendo dadas para os estudantes. Se isso não for o caso, vamos tomar as providências, mas todos já deveriam ter essa nova carteirinha”.

Venda ou transferência

O torcedor não poderá vender, doar ou transferir as entradas adquiridas sem o consentimento prévio da FIFA. A solicitação deve ser feita por escrito, pelo site da entidade. Nas centrais, a prioridade será para a retirada de ingressos. Os pedidos serão analisados conforme a Política de Revenda e Transferência de Ingressos. O torcedor pode solicitar a transferência ou a venda até 48 horas antes da partida do bilhete em questão. Além disso, entradas já impressas não poderão ser trocadas.

As vendas de última hora terão início em 1º de junho e seguirão até o último dia da Copa das Confederações, 30 de junho. A expectativa da FIFA é de que ainda haja 100 mil ingressos disponíveis para a venda neste período.

Portal da Copa