Foi sancionado, nesta quarta-feira (13), um projeto lei que estabelece o compromisso da educação básica com o estímulo à leitura. A sanção alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pretende estimular o desenvolvimento de formação de leitores capacitados.

Em entrevista à Sagres, a vice-diretora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG), Cristina Batista, disse que espera que a medida crie o hábito da leitura desde cedo nas crianças.

Assista a entrevista completa:

“É dever do Estado prover políticas públicas de qualidade para o estímulo à educação. Estimular a leitura desde a primeira infância é fundamental para criar o hábito da leitura entre as crianças. Hoje, 40% das crianças brasileiras de 6 a 7 anos não estão alfabetizadas”, revela a professora.

Para ela, a formação de leitores Brasil é algo urgente e condicionante para o livre exercício da cidadania.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça ““Formação de leitores é algo urgente e necessário no Brasil”, afirma professora” no Spreaker.

“Esses números mostram que a formação do leitor é uma questão urgente e necessária. Só a partir dela todas as outras competências necessárias para exercer a cidadania serão possíveis. Na prática, trazer isso para a lei mostra que a questão não é só uma iniciativa, mas sim uma necessidade”, disse Cristina.

Leia mais: