O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.
O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio, Zé Antônio e William Batista.
Edição e montagem: Roberval Silva (voluntários).
Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.
NESTE DOMINGO AS NOVE HORAS DA MANHÃ NA RÁDIO SAGRES 730
Confira o tema do programa desta semana.
VIDA APÓS A MORTE
A morte é uma viagem
Livro: Depois da travessia
1ª Parte — Autores diversos
Espírito Virgílio Machado
Lição 48
13|12|1939
Prezado amigo Dr. Rômulo,
Não sabia que eu teria de recorrer à sua bondade em favor de minha situação espiritual depois da morte do corpo material. Tenho sofrido muito e não podia pensar que me esperavam tantas surpresas depois da enfermidade e da velhice.
Por muito tempo permaneci em Nova Granja, supondo que me encontrava ainda doente e sem esperanças. Muito grande foi o meu martírio moral! A consideração de meus amigos parecia me haver abandonado. Debalde busquei recorrer aos filhos, até que um dia alguém me fez sentir a nova realidade de minh’alma. Então sofri o que o bom amigo não pode imaginar!
A morte é uma viagem que nos é imposta por Deus e para a qual o homem do mundo nunca está preparado.
Pobre de mim! Minha bagagem é muito pobre e muito pouca, e somente agora vejo que podia ter edificado mais no terreno das ações definitivas. Sinto-me muito fraco e muito abatido. Não sei ver claro em minha situação.
Tenho recebido aqui os primeiros socorros espirituais, às segundas e quartas-feiras, e posso garantir-lhe que me encontro melhor, comparando o meu estado de desalento e desesperação dos primeiros dias que se seguiram ao meu desprendimento da vida material.
Embora confundido e cansado, ergo os olhos ao Céu e peço a Deus que tenha pena de mim, esperando a possibilidade de frequentar a sua casa hospitaleira e generosa. Deus há de lhe recompensar pelos benefícios que me tem proporcionado! Jesus deve saber do meu agradecimento sincero e lhe pagará por mim.
Peço-lhe não me esquecer nas suas preces. Ando ainda muito preocupado com problemas da vida material. Auxilie-me com as suas vibrações fraternas! Eu, que lutei tanto para dar aos filhos uma posição no mundo, vejo hoje que eles não possuem a melhor — a que faz do coração um santuário das luzes de Deus. Ainda sofro muito por tudo, peço-lhe não me esquecer.
Desejando-lhe muita tranquilidade e deixando-lhe o meu reconhecimento muito sincero, firmo-me ainda como seu velho e grato amigo,
À frente da morte
Livro: Escrínio de luz
Espírito: Emmanuel
Médium: Chico Xavier
Lição 41
Não olvides que, além da morte, continua vivendo e lutando o Espírito amado que partiu…
Tuas lágrimas são gotas de fel em sua taça de esperança.
Tuas aflições são espinhos a se lhe implantarem no coração.
Tua mágoa destrutiva é como neve de angústia a congelar-lhe os sonhos.
Tua tristeza inerte é sombra a escurecer-lhe a nova senda.
Por mais que a separação te lacere a alma sensível, levanta-te e segue para a frente, honrando-lhe a confiança, com a fiel execução das tarefas que o mundo te reservou.
Não vale a deserção do sofrimento, porque a fuga é sempre a dilatação do labirinto em que nos arroja a invigilância, compelindo-nos a despender longo tempo na recuperação do rumo certo.
Recorda que a lei de renovação atinge a todos e ajuda quem te antecedeu na grande viagem, com o valor de tua renúncia e com a fortaleza de tua fé, sem esmorecer no trabalho — nosso invariável caminho para o triunfo.
Converte a dor em lição e a saudade em consolo, porque, de outros domínios vibratórios, as afeições inesquecíveis te acompanham os passos, regozijando-se com as tuas vitórias solitárias, portas adentro de teu mundo interior.
Todas as provas objetivam o aperfeiçoamento do aprendiz e, por enquanto, não passamos de meros aprendizes na Terra; amealhando conhecimento e virtude, em gradativa e laboriosa ascensão para a vida eterna.
Deus, a Suprema Sabedoria e a Suprema Bondade, não criaria a inteligência e o amor, a beleza e a vida, para arremessá-los às trevas.
Repara em torno dos próprios passos. A cada noite no mundo segue-se o esplendor do alvorecer.
O inverno áspero é sucedido pela primavera estuante de renascimento e floração.
A lagarta, que hoje se arrasta no solo, amanhã librará em pleno espaço com asas multicolores de borboleta.
Nada perece. Tudo se transforma na direção do Infinito Bem.
Compreendendo, assim, a verdade, entesourando-lhe as bênçãos, aprendamos a encontrar na morte o grande portal da vida e estaremos incorporando, em nosso próprio Espírito, a luz inextinguível da gloriosa imortalidade.
Confira edições anteriores do Fraternidade em Ação: