Nove despachantes foram fechadas em Goiânia. A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores investigou o caso em uma operação conjunta com o Detran. Elas estariam atuando de forma irregular. O Presidente do Detran Edvaldo Cardoso explica que em 2010, cerca de 15 mil Certificados de Registro de Veículos (CRV) e Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) foram furtados em branco de unidades do órgão no interior do Estado, e estariam sendo usadas de forma clandestina.

“Até o momento nada indica que haja participação de servidores do Detran. O procedimento interno continua com sindicância, e se houver indícios, haverá o processo administrativo disciplinar para apurar a possível participação de servidores do Detran”.

De acordo com o Presidente do Detran, os documentos furtados estariam sendo utilizados em veículos clonados ou roubados. Segundo ele, um cidadão de boa fé usa o serviço de despachante e depois é lesado. As quadrilhas de furto e roubos de veículos usam dessas pessoas para regularizar algum veículo no Detran.

Para evitar novas fraudes, o Detran realizou novas mudanças na forma como serão emitidos os certificados, passando a custodiar esses documentos em uma unidade da Polícia Militar, além do desenvolvimento de um projeto para que a impressão desses documentos passe a ser centralizada, somente em Goiânia.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, um homem foi preso por desacato a autoridade, e algumas CNH’s com data de validade adulterada foram apreendidas.