Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Goiás assina pacto pela Consciência Vacinal e lança programa para ampliar imunização no estado

Goiás assinou, nessa quarta-feira (27), no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A proposta, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da vacinação, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), visando prevenir doenças que foram controladas e erradicadas.

“Temos que avançar nessa conscientização. Muitos não lembram hoje da gravidade de inúmeras sequelas. Para diversas doenças há vacinas, são preventivas e servem para dar tranquilidade às crianças, jovens e adultos que terão uma vida saúdável. Não temos espaço para achismo, só temos espaço para ciência”, disse o governador Ronaldo Caiado (UB).

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de vacinação tem apresentado uma redução em todo o território nacional. Até o momento deste ano, Goiás não conseguiu atingir uma cobertura vacinal superior a 75% para nenhuma das vacinas que fazem parte do PNI. A imunização para as respectivas vacinas são as seguintes: BCG (71,5%); rotavírus humano (66,9%); meningocócica C (67,55%); pentavalente (67,45%); pneumocócica (70,3%); poliomielite (68,1%); febre amarela (61%); hepatite A (63%) e tríplice viral D1 (72%).

Assinaram o pacto o Governo de Goiás, Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Saneago, Equatorial Energia Goiás, além de outras entidades não-governamentais.

Vacina Mais Goiás

Além disso, durante a mesma cerimônia, o Governo de Goiás lançou o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, o “Vacina Mais Goiás”. Nesse sentido, o programa visa implementar uma série de atividades destinadas a aumentar os índices de imunização no estado. Essa iniciativa representa uma das medidas da adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal do CNMP.

Sendo assim, o plano define seis objetivos principais:

  1. Alcançar a taxa de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças menores de 2 anos e para a faixa etária de 9 a 14 anos;
  2. Combater a disseminação de informações falsas e desinformação relacionadas ao tema da vacinação;
  3. Aprimorar a segurança dos processos de imunização;
  4. Promover a vacinação e garantir o registro preciso das doses aplicadas;
  5. Incentivar os municípios a facilitar o acesso da população às vacinas;
  6. Reforçar as ações intersetoriais, com foco especial na promoção da imunização.

“Esse plano foi construído por várias mãos e a ideia é ter atividades programadas até o final do ano”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Flúvia Amorim. Então, o foco maior será no público infantil. “Temos uma preocupação maior em relação às crianças porque essa cobertura vacinal é o que vai garantir a proteção para a vida adulta”, completou.

“Todos nós temos que acreditar na ciência. Defender a vacinação é uma responsabilidade de vida de todos nós. É um esforço coletivo”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela (MDB).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.