O governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (28) que vai ampliar em 50% o número de vagas oferecidas para tratamento de dependentes químicos em Goiás.

Ao todo serão cerca de 500 novas vagas por meio de parceria com o Sebrae-GO e com o Hospital Alberto Rassi (HGG). O anúncio foi feito em discurso durante visita ao Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), no Setor Sul, em Goiânia. Marconi afirmou que apoio às políticas de enfrentamento às drogas é uma resposta à sociedade.

“No primeiro edital, à época do Programa de Ação Integrada (PAI), estipulamos a compra de 700 vagas e não conseguimos chegar a 500. Agora foi diferente. Estipulamos 500 e apareceram mais de mil vagas. Esta é a resposta que as comunidades terapêuticas dão ao Estado e à sociedade, e é também a resposta que o Estado oferece à sociedade”, destaca.

A diretora do GEED, Ivânia Fernandes, fala sobre o trabalho de recuperação de dependentes químicos realizado no local.

“Nós atuamos no eixo de reinserção social junto com as instituições que já fazem esse trabalho e com a Secretaria Cidadã. Trabalhamos com o eixo de prevenção, que hoje é praticamente o nosso carro-chefe. Trabalhar a prevenção evitando o uso e o abuso de drogas. E temos também o eixo de cuidados”, explica.

O superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro, também presente na solenidade, acredita que a parceria vai fortalecer as políticas de prevenção às drogas por meio do empreendedorismo.

“O Sebrae vai ajudar os grupos de enfrentamento às drogas em algumas frentes. A principal delas é a melhoria na estrutura da gestão. Toda vez que uma pessoa se recupera das drogas ela se reinsere na sociedade e consequentemente no mercado de trabalho, e uma das grandes alternativas para essas pessoas é se tornarem empreendedores individuais”, analisa.

As instalações do GEED passaram por reformas de adequação e ocupam três pavimentos na Rua 104, nº 168, no Setor Sul, abrigando estrutura da diretoria, administrativo/financeiro e operacional, e ainda uma copa e garagens. No 2º pavimento está o auditório com capacidade para até 80 pessoas com telão e equipamentos específicos. 

Com informações da repórter Larissa Artiaga