O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) recebeu a doação de 20 capacetes Elmo, equipamento de respiração não invasivo que pode ser utilizado em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Agora, a unidade de saúde conta com 35 unidades e todas estão em uso e com boa resposta de pacientes.

A diretora-geral do HMAP, Dulci Xavier, ressaltou que todas as iniciativas com sucesso que foram desenvolvidas pela ciência são bem-vindas para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

“O HMAP, com suas equipes médica e multiprofissional, é o grande responsável pelo sucesso que Aparecida de Goiânia tem tido no enfrentamento ao Covid-19 e esse trabalho de excelência será buscado à exaustão para o bem da população de Aparecida”.

O Elmo deve ser utilizado na fase inicial dos sintomas de dispneia, pelo maior tempo possível, e em geral é retirado somente para que o paciente possa dormir. Além disso, permite a dieta oral líquida, a interação com a equipe assistencial e a comunicação com a família por meio do celular.

>>Vacina contra Covid: Aparecida continua aplicação da 2ª dose a partir de segunda-feira (05)

Funcionamento do Elmo

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio uma pressão definida ao redor da face sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com o auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

>>Consórcio para compra de vacinas é caminho mais promissor para Aparecida adquirir imunizantes, afirma secretário

O equipamento pode ser desinfectado e reutilizado. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado não permite a circulação do vírus.

*Com informações da prefeitura de Aparecida de Goiânia