O Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) retomou o atendimento na última semana, após a substituição da Organização Social gestora da unidade. O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) deixou de gerir o hospital depois de indícios de mal gerenciamento em três unidades hospitalares de Goiás. A partir de agora, o Instituto CEM assume a administração da unidade de Jaraguá em caráter emergencial enquanto acontece o chamamento regular para nova contratação.

Na última semana de janeiro a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um decreto rompendo o contrato com o IBGH após relatório da comissão de transição indicar graves problemas nas três unidades. Além de Jaraguá o IBGH foi substituído nos hospitais estuais de Pirenópolis (HEELJ) e de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena de Goiás.

Segundo o diretor administrativo do HEJA, Paulo Henrique, as equipes terceirizadas de médicos e outros profissionais tiveram seus contratos mantidos emergencialmente e detalhes renegociados. Fornecedores e prestadores de serviço também retomaram sua rotina de parceria com a garantia de recebimento regularizado a partir do momento em que a nova OS assumiu o serviço. “Todo o trabalho respeitoso e cumpridor de obrigações que temos em outras unidades vamos reproduzir no HEJA para garantir a normalidade do atendimento que a população de Jaraguá e região precisam”, frisou.

Os leitos de UTI para tratar de pacientes com Covid-19 tiveram ações intensificadas visando garantir eficiência máxima, principalmente nesse período de aumento forte nos casos de infecção. O diretor garante que nada vai fugir ao controle durante esse período de contrato emergencial. “De nossa parte a Secretaria de Saúde e a população de Jaraguá podem ter certeza que vamos entregar um serviço de saúde humanizado e responsável”, finalizou.