A pandemia inegavelmente trouxe novos desafios dos professores com o ensino à distancia e as aulas online. Entre eles, a indisciplina virtual. Para a mestre em Educação, Ciências e em Matemática, Flavia Sucheck, o comportamento veio à tona com as aulas virtuais durante a quarentena e as aulas presenciais suspensas.

“Algumas pessoas que não estavam acostumadas com a modalidade de educação à distância, têm se comportado de uma forma um pouco diferente. É um mau comportamento que vem acontecendo nos ambientes de aula online, tanto pelas crianças e adolescentes quanto por adultos”, esclarece em entrevista ao programa Tom Maior desta sexta-feira (14).

Segundo a professora, existem diferente perfis de alunos nas aulas remotas, como os que interrompem e tumultuam, das mais diversas formas, atrapalhando a qualidade do ensino e do aprendizado dos colegas. Segundo Flavia Sucheck, as plataformas de ensino à distância disponibilizam meios para que os estudantes participem das aulas, enviando perguntas e interagindo com o professor, mas esses meios acabam sendo mal utilizados.

“Alguns alunos usam o chat para conversas paralelas, ou até mesmo insultos entre os colegas, criticam as aulas e usam o microfone para interromper, falando e gritando durante a aula”, disse.

De acordo com Flavia Sucheck, o ensino remoto pode potencializar a indisciplina, pois quando um aluno age de forma inapropriada na escola, presencialmente, ele fica exposto. Já no ensino à distância, o estudante indisciplinado se sente protegido e livre de punições.

“Os alunos que atrapalham os professores durante aulas online se escondem atrás de um computador, desligam as câmeras e mudam o nome de usuário, o que potencializa a atitude de indisciplina, já que será mais difícil punir esse estudante”, afirma.

Para a professora, a participação da família é muito importante no processo pedagógico. Segundo Flavia, os pais têm tido a oportunidade de acompanhar mais de perto o comportamento escolar dos filhos.

“É necessário que os pais estejam apoiando os filhos neste momento e não se descuidem do que eles estão fazendo na internet, apenas por estar em horário de aula. A presença da família nesse momento acadêmico da vida dos estudantes, se tornou indispensável”, contou.

Confira na íntegra a entrevista com Flavia Sucheck no Tom Maior #76