No dia 01 de maio foi celebrado o Dia do Trabalhador no Brasil e uma das principais questões em relação ao trabalho na atualidade é a perspectiva para a força do trabalhador jovem do país. Em entrevista à Sagres, o analista psicossocial e responsável pelo RH Jovem da Renapsi, Marcelo Braga, falou sobre a importância de qualificar esse perfil para o mercado.

“Essa oportunidade do jovem se qualificar ela tem muito apreço e muitas possibilidades e assim a Renapsi trabalha como uma instituição para a inserção desses jovens no mercado de trabalho”, explica.

O programa Jovem Aprendiz é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os estabelecimentos são obrigados a empregar jovens aprendizes para exercerem funções que demandem formação profissional. Marcelo pontuou alguns benefícios de empregar um jovem aprendiz.

“Ter um jovem trabalhador dentro da empresa, trazendo um ar novo, um ar de aprendizado, um ar de novas possibilidades, além de uma mão de obra que também pode ser desenvolvida e muito qualificada”, disse. 

Marcelo Braga afirma que ter oportunidade de se qualificar é muito importante para a faixa etária, mas que é necessário que o jovem tenha interesse pelo processo de aprendizado e tenha vontade de ser um aprendiz que desenvolva atividades.

“O que a gente precisa no intuito do desenvolvimento do jovem é que ele tenha vontade de aprender e que ele esteja disposto. E sempre uma pessoa por trás orientando esse jovem e trazendo  um ensinamento para ele dentro desse processo das atividades práticas”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: