O maio verde é considerado o mês de prevenção e combate ao glaucoma, uma doença que pode causar cegueira irreversível se não for tratada a tempo. Para saber mais informações de como prevenir e esclarecer outras dúvidas sobre o tema, o Sistema Sagres recebeu a médica oftalmologista, dra. Caroline Lima.

De acordo com a profissional, o glaucoma é uma doença caracterizada principalmente por uma lesão no nervo óptico, que pode estar associada à pressão do olho mais alta, na maioria das vezes.

“Mas, esse não é o fato determinante. A grande questão do glaucoma é que a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Como é uma doença assintomática, o paciente não sente dor ocular por conta dessa pressão aumentada, a não ser que esteja em níveis muito elevados. Às vezes o paciente vai passando desapercebido até que ele começa a ter sintomas, quando a doença está em um estágio muito avançado, com perda de foco visual, baixa qualidade da visão”, explicou.

Sendo assim, Caroline Lima reforçou a necessidade de um diagnóstico precoce da doença. Mas, por ser uma enfermidade silenciosa, a médica oftalmologista explicou como descobrir com antecedência.

“Existem vários tipos de glaucoma, desde o congênito, que é a criança nasce com o glaucoma, até o crônico, que é adquirido. Dependendo do tipo, sabemos que existem fatores de risco, como idade acima de 40 anos, histórico familiar positivo para o glaucoma e até mesmo se há uma pressão intraocular muito elevada. Por isso a consulta regular com um oftalmologista é importante”, argumentou.

Confira a entrevista completa a seguir: