O aproveitamento do técnico Umberto Louzer, demitido após a derrota para o atlético MG, foi bom:57,5%. Em 22 jogos conquistou 10 vitórias, 8 empates e sofreu apenas 4 derrotas. Com ele o Dragão foi campeão goiano, está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e na Copa Sul-americana lidera o grupo F com 9 pontos.

É evidente que o fator decisivo para a saída do treinador foi o desempenho e a posição no campeonato brasileiro. Na principal competição eleita pelo presidente Adson Batista, o Atlético é o penúltimo colocado com apenas 3 pontos ganhos.

Apesar da estreia convincente no empate em 1 a 1 com o Flamengo, o Dragão perdeu força. Teve a goleada de 4 a 0 para o Bragantino e a derrota no clássico para o Goiás jogando no Estádio Antônio Accioly. Isso pesou para a demissão do técnico Umberto Louzer.

O time do Louzer era organizado e tinha uma boa produção. Apesar disso, o time fez poucos gols. No brasileiro em 6 jogos só marcou 3 gols. Mais recentemente a defesa também virou problema. Em 6 partidas no brasileirão sofreu 10 gols. O volante Edson foi improvisado e se deu bem na zaga, mas não encontrou um bom parceiro, nem no Wanderson nem no Ramon. A rigor, só o meio campo estava se destacando com Gabriel Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho. O Wellington Rato adiantado para o comando do ataque fez gols importantes, mas também caiu de produção.

Na minha opinião, o técnico Umberto Louzer pagou a conta com a sua demissão devido a queda de rendimento de alguns jogadores e pela falta de competência de outros, principalmente dos atacantes.

Louzer deixou como legado o bom índice de aproveitamento acima de 57%, o título de campeão goiano, a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, o time líder no grupo F da Copa Sul-americana. Além disso, encontrou a posição certa para o volante Edson como zagueiro e Wellington Rato como atacante!

O Atlético tem condições de contratar um treinador melhor do Umberto Louzer, mas não vai adiantar nada se o presidente Adson Batista não acertar nas contratações dos reforços para a defesa e o ataque.