A energia solar distribuída no Brasil atingiu a marca de dois milhões de sistemas instalados, com 22 gigawatts (GW) de potência instalada a partir de painéis solares fotovoltaicos. Esses painéis estão em residências, prédios públicos, comércios, indústrias e propriedades rurais de 5.530 municípios de todos os estados do país.

O levantamento do alcance de instalação da tecnologia é da Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Mas o objetivo da entidade é que os sistemas solares cheguem aos 5.570 municípios.

“Isso confirma não só o potencial enorme que o Brasil tem para a geração solar fotovoltaica, mas também o desejo do consumidor brasileiro de gerar a própria energia, não só economizando na conta de luz, mas também fazendo sua parcela, para ajudar com o desenvolvimento sustentável do país”, disse a vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim, à agência Brasil.

Crescimento

O crescimento do setor solar já aparece na matriz energética do país. O ClimaInfo informou que a marca de dois milhões de sistemas instalados representa 4% da capacidade do Brasil para gerar energia elétrica.

Além disso, as fontes renováveis são as mais buscadas para investimentos que os recursos fósseis. Desta forma, o mercado prevê a expansão do setor, por estar alinhada ao processo de produção sustentável e de economias de baixo carbono. Conforme informou o portal Notícia Sustentável, o investimento global em energia renovável deve chegar a US$ 1,7 trilhão em 2023.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 7 – Energia limpa e acessível.

Leia mais: