Na manhã desta sexta-feira (12) o Atlético Goianiense divulgou o primeiro caso positivo de covid-19 em seu elenco após quase duas semanas do retorno dos treinamentos. Apesar de não ter tido o nome divulgado, o atleta é um dos cinco das categorias de base que se apresentaram na última segunda-feira (8) para integrarem o elenco principal na sequência das atividades.
Em entrevista coletiva por videoconferência, o médico rubro-negro Avimar Teodoro explicou o procedimento pelo qual passaram esses jogadores, e ressaltou que nenhum deles chegou a ter contato com os demais que já estavam treinando.
“Eles não estavam trabalhando juntos. Esse grupo não manteve o protocolo que nós fizemos com o profissional que foi isolamento de 20 dias para depois fazer os exames. Eles chegaram e a primeira coisa que fizeram foi passar pelos exames médicos e os que fizemos para detectar se estavam ou não contaminados. Um deles deu positivo, fizemos a contraprova e o resultado foi confirmado. Eles não tiveram contato nenhum com o profissional e agora estamos seguindo o protocolo que implantamos aqui no clube”, disse.
Segundo ele o atleta foi examinado duas vezes para ter a confirmação, mas que os índices encontrados nos testes revelam que ele já está em fase final de contaminação. Mesmo assim seguirá isolado dos demais e que após uma quarenta, repetirá os exames.
“Na contraprova feita o IgG e IgM positivos, sendo que o IgM já está com uma carga viral bem baixa. Acreditamos que ele está no fim da contaminação, mas seguiremos os protocolos e com 14 ou 15 dias iremos repetir os exames com eles”, afirmou Avimar.
O médico do Dragão também destacou que ele seguirá hospedado no hotel-concentração do clube no centro de treinamentos localizado no setor Urias Magalhães, mas sem contato com ninguém do elenco.
“Ele ficará aqui mesmo no CT. O texto feito foi o que temos aqui, o teste rápido. Assintomático, ele relatou que há alguns dias teve uma dor de garganta leve, mas no momento está totalmente sem sintomas”, concluiu.
A nova bateria de exames no Atlético será realizada neste sábado (13) e, segundo o departamento médico, já estava marcada antes mesmo da confirmação deste caso positivo de covid-19. Além disso, o exame do PCR não foi descartado, mas só deverá ser utilizado quando houver uma liberação para treinamentos coletivos.