Quem nunca deu aquela olhadinha no celular enquanto dirige? “Coisa rápida”, podemos dizer. Mas você sabia que esse simples gesto ao volante a uma velocidade de 50 quilômetros por hora é o mesmo que dirigir vendado por cerca de 20 metros? Essa conclusão assustadora é de um levantamento feito pelo Centro de Experimentação em Segurança Viária.

Junto com agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), fizemos um teste para mostrar um pouco dos riscos de dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo. “O risco principal é de ter um acidente de trânsito e esse acidente pode, dependendo da velocidade e outros fatores, aumentar a gravidade. Qualquer situação que distraia o condutor é fator preocupante na via pública”, disse Horácio Ferreira, diretor do Departamento de Educação de Trânsito.

O uso do celular é um dos principais motivos de distração dos condutores. “O motorista não fica apenas fisicamente, mas também emocionalmente e psicologicamente distraído. O celular rouba a atenção dele”, reforçou o diretor. Ações simples como destravar o celular, ler ou responder uma mensagem deixam o motorista distraído por apenas 1,5 segundo, mas é tempo suficiente para ultrapassar, sem perceber, 10 motos ou 13 bicicletas enfileiradas.

O estudo monitorou o tempo que alguns motoristas voluntários ficam ao volante sem olhar para frente enquanto interagem com aplicativos. Foi constatado que mexer no Facebook ou Instagram, por exemplo, pode deixar o condutor sem olhar para a pista por um período médio de 3,5 segundos, suficiente para passar direto por 12 carros populares, a 50 quilômetros por hora.

Leia também: Carro elétrico e bike são alternativas para trânsito e redução da poluição

“Até para raciocinar em como vai conduzir o veículo quando está acionando o celular é difícil. O motorista fica sem saber se freia, aumenta a velocidade. O como você se comporta na via pública utilizando o celular é muito preocupante”, e completou: “Por isso que o uso do celular na direção do veículo tem causado muitos acidentes e, na maioria deles, graves. Quando não fatais, acabam sequelando vítimas”.

Além do risco de acidentes, manusear o smartphone ao dirigir é infração de trânsito. Tirar as mãos do volante ao conduzir o veículo para mexer no celular é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeito à multa de R$ 293,47, e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: