Sagres em OFF
Rubens Salomão

Novo ensino médio deve ser votado até março, diz líder da frente de Educação

Articuladores políticos do Palácio do Planalto e deputados federais tentam encontrar um acordo sobre o projeto do Novo Ensino Médio, com o objetivo de aprovar a medida até o fim de março. Segundo o novo presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, deputado Rafael Brito (MDB-AL), já há o compromisso por parte dos deputados com relação a esse prazo.

“Precisamos resolver isso de forma urgente e rápida”, disse Brito nesta quarta-feira (28) a jornalistas durante evento no qual assumiu a chefia da Frente de Educação. O prazo foi articulado junto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O projeto está travado na Casa desde o fim de 2023.

Os entraves são relacionados ao parecer do relator do PL, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).  O PL foi proposto pelo governo Lula (PT) com o retorno das 2.400 horas de ensino básico, a Formação Geral Básica (FGB). A reforma do Ensino Médio teve proposta e aprovação no governo de Michel Temer (MDB) e efetivação no governo passado, de Jair Bolsonaro (PL). A medida diminuiu essas horas para 1.800.

frente da educação deputado rafael brito
Foto: Deputado Rafael Brito discursa no lançamento da nova composição da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) para 2024. (Crédito: Luis Fortes/MEC)

Frente da Educação

Rafael Brito assumiu o comando da Frente da Educação com foco no Ensino Médio, mas também destacou no discurso “assuntos latentes na educação”. Como a alimentação escolar e a valorização dos professores.

Demandas

“A alimentação justa (e) uma infraestrutura adequada é um desafio que escutamos há muito tempo, mas que tenho uma confiança muito grande nessa legislatura, neste governo, nesta gestão do Ministério da Educação, para que a gente resolva”, complementou o novo presidente da Frente da Educação.

Recepção

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu boas vindas a Brito e falou de aproximação do ministério com o Congresso Nacional. “Quero que a gente possa criar sistemática de aproximar mais o MEC da Frente Parlamentar Mista da Educação para que a gente possa debater projetos importantes para a educação nacional”, afirmou Santana.

Novo Ensino Médio

Relator da matéria sobre a revisão do Ensino Médio, Mendonça Filho, apresentou meio-termo de 2.100 horas para a Formação Geral Básica. Para o deputado, os resultados educacionais brasileiros anteriores ao Novo Ensino Médio de Bolsonaro já indicavam problemas na qualidade da educação.

frente da educação deputado camilo santana
Foto: Ministro Camilo Santana discursa observado pelos deputados Tabata Amaral e Rafael Brito. (Crédito: Luis Fortes/MEC)

Negociação

O ministro Camilo Santana defende a continuidade das 2.400 horas, mas diz que os pontos passam por negociação com o Congresso. “Nós construímos uma proposta consensuada com as entidades de educação”, disse nesta quarta-feira (28). “Espero que levem em consideração cinco meses de discussão, 150 mil pessoas envolvidas na consulta”.

Prerrogativa

Um argumento de deputados, no entanto, é que o relatório de Mendonça Filho dá ao MEC o poder de definir como serão os itinerários formativos. Que são a parte na qual cada aluno poderá escolher qual área do conhecimento quer aprofundar em seus estudos durante o Ensino Médio. As diretrizes nacionais devem ter definição pelo ministério para todas as escolas brasileiras.

Diálogo

O presidente da Frente de Educação, deputado Rafael Brito, diz que as negociações continuam. Para ele, o melhor texto seria um meio termo entre o projeto enviado pelo MEC e o relatório de Mendonça.

Prazo dado

Para o ministro da Educação, é importante que o texto do Novo Ensino Médio tenha votação concluída na Câmara e no Senado até o final do primeiro semestre. Dessa forma, haveria tempo da rede de ensino fazer as adequações para as novas regras.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 04  Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.