Um grupo de mulheres e de pessoas LGBTQIAP+ promove, de sexta (2) a domingo (4), o Festival Cocalcinhas. O evento, que está na 8ª edição, promove uma escalada no Parque Estadual da Serra dos Pirineus, em Pirenópolis. A unidade de conservação é tem administração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

“O Cocalcinhas chega à sua 8ª edição mais forte do que nunca. Mesmo sendo um evento [de escalada] com dedicação especial às mulheres, todos também são bem vindos. A condição é apenas entrar no clima, com respeito em primeiro lugar, e se divertir com a gente”, afirma a organização.

O festival teve início em 2011. A ideia inicial era celebrar o Dia D da escalada para juntar um grupo de mulheres e praticar o esporte. A escalada ocorre utilizando as pedras do pico Cocal (nome dado pelos próprios escaladores). Trata-se do maior pico de escalada boulder, feita sem cordas, da América Latina. Além disso, a programação do evento inclui, ainda, práticas de ioga, slackpoint, sorteio, festa e o evento Masterchef do Gueto.

Mudança de horários para escalada

De acordo com a Semad, a organização da escalada recebeu as mesmas orientações que valem para todos e que são importantes para manter a preservação do parque.

Ademais, a secretaria disponibilizou aos participantes do evento o banheiro da sede administrativa. Embora o horário de funcionamento do parque seja das 8h às 17h, a gestão permitirá que os praticantes de escalada fiquem no local, nesta sexta (2) e no sábado (3), até às 22h.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU ODS 5 – Igualdade de gênero e ODS 15 – Vida terrestre

Leia mais

Conservar a Mata Atlântica é essencial para proteger a biodiversidade e combater mudanças climáticas 

Guia orienta sobre finanças sustentáveis no agronegócio

“Caixa d’água” do Brasil, Cerrado sofre com assoreamento dos rios