Participação feminina é destaque no Programa Jovem Trabalhador no Tocantins

A primeira dama do Tocantins, Karynne Sotero, esteve na sede da Demà Jovem by Renapsi em Palmas nesta terça, 7, e observou que a participação feminina é destaque no Programa Jovem Trabalhador – entre os mais de 2 mil jovens já contratados no programa de inclusão laboral, mais de 1300 são mulheres. O Programa é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.    

“Fico muito feliz com esse número, é uma bandeira que eu tenho defendido muito, sobre nós mulheres, e acredito que esse é o momento da mulher. Ela está organizada, tem tido mais visão e esses números provam que realmente é o momento da mulher, desde a juventude até a melhor idade”, afirmou.   

Jovens como Ana Clara Nunes, de 16 anos, que encontrou no Programa Jovem Trabalhador a primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Durante a visita da primeira dama, Ana Clara compartilhou a sua história de luta e a alegria quando soube que seria contratada pelo Programa.    

“Eu venho de um assentamento do município de Aragominas e eu vim pra cá em janeiro, à procura de trabalho. Ainda não tinha esse Programa. Até que um dia eu estava na escola e entregaram os cartazes do Jovem Trabalhador e eu fiz a inscrição. Me mandaram vir aqui, pediram meus documentos e eu pensei ‘será que vou ser chamada?’. Quando me mandaram fazer os exames eu entendi: ‘vou ser contratada’. Eu saí sorrindo pra Deus e o mundo, dentro do ônibus”, lembrou.   

Desenvolvendo a prática laboral na Secretaria de Turismo do Tocantins, Ana Clara afirmou ainda que, embora a questão financeira tenha impacto na sua família e o salário tenha vindo em boa hora, a oportunidade de trabalho está influenciando positivamente em outras áreas da sua vida.   

“Pra mim foi a melhor coisa, porque eu queria trabalhar aqui, estou trabalhando na Secretaria de Turismo, lá todo mundo me acolhe com muito amor, carinho, me ensina, estou aprendendo bastante, não só pelo serviço, que o dinheiro é bom, mas porque eu estou tendo muito conhecimento no trabalho, até o jeito de eu falar melhorou, está me agregando muito”, afirmou.   

Transformação de norte a sul   

Quem também acompanhou a visita foi o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, que destacou a representatividade do programa em todo o Tocantins e a expectativa para alcançar a marca da contratação de três mil jovens.  

“Sem dúvida as transformações foram muitas. Desde o mês de junho até agora, nós alcançamos 139 municípios, estamos com uma capilaridade de representação em todos os municípios do estado. Em especial, no último mês, a gente teve uma arrancada de 600 jovens. Então a gente pegou o jeito da distribuição das vagas, a instituição está muito organizada, a Secretaria também, e a gente acredita que vai chegar nos 3.000 quanto antes”, explicou.   

Ao final da visita, a primeira dama Karynne Sotero compartilhou a sua impressão sobre a importância do Programa na vida dos jovens tocantinenses.   

“É um programa ótimo, um programa magnífico, estou encantada com tudo o que vi, jovens super animados, super empolgados em entrar no mercado de trabalho. Todo esse trabalho está de parabéns, a secretaria está de parabéns, eu só tenho a elogiar e agradecer tudo que vi aqui”, concluiu.   

O Programa  

Lançado no final do primeiro semestre de 2023, o Programa Jovem Trabalhador ultrapassou a marca de duas mil contratações e caminha para oferecer três mil oportunidades de emprego nos 139 municípios tocantinenses.   

As inscrições são feitas através do site www.jovemtrabalhadorto.org.br. Para participar do Programa é necessário que o jovem possua renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, ou inscrição no CadÚnico; esteja cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e seja ou tenha sido estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular.  

Além das cotas para PCD (5% a 10%) sem limite de idade e para o socioeducativo (5%) o Programa Jovem Trabalhador estabelece prioridade na contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas.    

Demà Jovem by Renapsi   

Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, a Demà Jovem by Renapsi é a maior especialista em Aprendizagem do país e está presente em todas as regiões brasileiras. Atendendo atualmente mais de 25 mil jovens no Brasil, a instituição promove a inclusão através da aprendizagem e espera fortalecer e consolidar os laços regionais, além de promover mais oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade social.    

A tecnologia social Demà Jovem já está presente em seis países da Europa e permite que os jovens participem de uma jornada de transformação social através da educação, tecnologia e do acesso ao mercado de trabalho. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 05 – Igualdade de Gênero e ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: