O parlamentarismo municipal criado pelo prefeito Rogério Cruz e pelos vereadores para administrar a prefeitura de Goiânia e a enxurrada de projetos de lei de parlamentares para incluir categorias como prioritárias na fila da vacinação contra a covid-19, fora do Plano Nacional de Imunização (PNI), são os temas deste episódio do PodFalar.

As sessões desta semana na Câmara de Goiânia lembravam uma torre de Babel. De acordo com o conto bíblico, descendentes de Noé teriam construído a mais alta das torres para alcançar os Deuses. Entretanto os Deuses não gostaram da soberba dos homens e derrubaram a torre, espalhando seus construtores por várias partes do mundo, cada uma falando um idioma diferente do outro, para confundi-los. 

Para montar seu governo e ter estabilidade política, o prefeito escancarou as portas do Executivo aos vereadores, temas que já abordamos nos episódios 131 e 132 deste PodFalar, deixando os vereadores empoderados.

Eles ocupam duas secretarias de portas fechadas (Educação e Agência do Meio Ambiente). A última nomeação do Legislativo foi o vereador Paulo Henrique da Farmácia para secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa. Paulo Henrique ascendeu ao posto com apoio do grupo majoritário que elegeu o presidente da Câmara, Romário Policarpo.

Nesta semana, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Henrique Alves, entrou na disputa com o Patriota do mesmo Romário Policarpo pela Secretaria de Planejamento. Eles estão de olho no projeto de atualização do Plano Diretor de Goiânia. Como se vê, é muito interesse em jogo, daí a torre de Babel na Câmara. Ao menos 33 vereadores da base governista (só dois se dizem de oposição, apesar de não parecer) se comportam como mais um prefeito, como cada um falando a própria língua.

Enquanto isso, os idosos com mais de 62 anos tiveram de se submeter a longas filas em poucos postos de vacinação contra a covid-19 em Goiânia. Ainda assim, a imunização parou na quarta-feira, quando acabaram as vacinas destinadas a primeira dose. Ao mesmo tempo, vereadores, deputados estaduais e deputados federais apresentam projetos de lei para declarar atividades como garis, coveiros, líderes religiosos, como prioritárias para a vacinação, numa tentativa de burlar o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Leia mais sobre os temas deste podcast:

Deputado pede inclusão de líderes religiosos em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

Idosos dormem na fila de vacinação contra a Covid em Goiânia

Obras de recapeamento serão retomadas e prefeito diz que não errou ao suspender contratos

Idosos dormem na fila de vacinação contra a Covid em Goiânia