O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, anunciou, nesta quinta-feira (16), revisão salarial de 9,94%, resultante da atualização da data-base dos servidores públicos municipais. O benefício será pago a partir de janeiro de 2022. A revisão nos salários contempla o período de maio de 2019 a maio deste ano. Durante o anúncio, o prefeito argumentou que a administração tem condições de conceder o aumento.

“Por conta da gestão equilibrada. São 10 anos letra A na Capacidade de Pagamento (Capag). Estamos em conta azul. Tem que fazer referência ao governo do Maguito [Vilela] que nos deu essas condições e nós demos sequência a isso. O superávit nos dá condições de valorizar os servidores públicos”, disse.

O prefeito relatou que não pagou a data-base antes devido às limitações da Lei Complementar 173/2020, que autorizou auxílio aos municípios durante a pandemia da Covid-19.

Mendanha é um dos possíveis nomes para disputa ao governo de Goiás em 2022. Ele nega que o ato tenha conotação política, já que o Estado ainda não sinalizou o pagamento da data-base.

“Eu nunca pautei a minha agenda com a agenda do Estado, normalmente acontece o contrário. É só ver os lugares que eu ando e rapidamente terá a ação do Estado. Eu não me preocupo com isso. Eu preocupo com as pessoas que lutam para o serviço aparecidense. Fiz isso por termos uma gestão equilibrada”, destacou Mendanha.

De acordo com o secretário da Fazenda de Aparecida, André Rosa, o impacto será de cerca de R$ 80 milhões por ano. A folha salarial de Aparecida gira em torno de R$ 700 milhões anualmente.

“Os impactos existem, o nosso índice de pessoal vai para aproximadamente 50%. Com esse aumento fica próximo do limite prudencial, mas entendemos que é um direito do trabalhador, que foi retirado dele por conta da lei complementar 173 que trata da pandemia e agora nada mais justo que dar o reconhecimento. É um direito adquirido”, ressaltou o secretário.

Ainda durante o anúncio, Gustavo Mendanha se recusou a falar sobre filiação partidária e outros aspectos políticos que envolvem a possível participação do prefeito nas eleições de 2022.

Leia mais: