Nesta segunda-feira (8), a prefeitura de Aparecida de Goiânia intensificou a fiscalização do escalonamento do comércio da cidade, que começa a valer a partir de hoje (8). No cruzamento da avenida São Paulo, com avenida Rudá, várias viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) já exerciam a fiscalização.

A superintendente da receita de Aparecida de Goiânia, Ana Paula Vilela, disse em entrevista ao repórter Rafael Bessa, da Sagres 730, que a decisão do escalonamento foi tomada em comitê com a participação dos empresários. Por esse motivo, a prefeitura acredita contar com a compreensão da categoria. Ela afirmou ainda que toda equipe de fiscalização da prefeitura, como a guarda, os fiscais de tributos, fiscais de vigilância sanitária e do meio ambiente, estarão trabalhando para garantir que funcionem apenas os comércios permitidos.

A prefeitura de Aparecida dividiu os bairros da cidade em dez macrozonas e cada dia da semana uma macrozona poderá funcionar. Nesta segunda-feira, devem permanecer fechados os comércios do setor Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso. Não entram no regime do escalonamento as feiras livres, postos de saúde, organizações religiosas, funerárias, órgãos públicos e indústrias, desde que realizem o transporte dos funcionários.

Segundo a prefeitura, mais 300 pessoas foram designadas a atuarem na fiscalização, totalizando 700 fiscais, que devem garantir que o escalonamento ocorra de forma correta. Os comerciantes que descumprirem as normas do escalonamento poderão ser multados e ter seus alvarás de funcionamento caçados.

Confira como ficou definido o escalonamento por macrozona:

Segundas-feiras:

  • Fecham Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso

Terças-feiras:

  • Fecham Garavelo e Zona da Mata

Quartas-feiras:

  • Fecham Centro e Expansul

Quintas-feiras:

  • Fecham Santa Luzia e Papillon Park

Sextas-feiras:

  • Fecham Cidade Livre e Buriti Sereno

Sábado e domingo:

  • Todas as regiões funcionam normalmente

*Com reportagem de Rafael Bessa