Um novo decreto publicado nesta sexta-feira (21) pela prefeitura da cidade de Goiás determina uma série de medidas, incluindo toque de recolher, para evitar a disseminação do novo coronavírus pelo municípío. O documento vale a partir de hoje até a próxima sexta, dia 28 de maio, e pode ser prorrogado.

Pelo novo decreto fica proibida a circulação nas ruas do município de segunda a sexta-feira, das 19h às 6h da manhã do dia seguinte. No sábado, o toque de recolher começa às 19h e se estende até às 6h da manhã de segunda-feira.

Escolas, teatros, cinemas, bares, botequins, boates, academias, comércio ambulante, igrejas, museus e feiras não poderão funcionar em nenhuma hipótese. Eventos públicos, privados e práticas esportivas, além do consumo de bebidas alcoólicas em via pública estão proibidos.

Confira a seguir o decreto assinado pelo prefeito Aderson Gouveia

Entre os serviços que podem funcionar estão farmácias, clínicas de vacinação, óticas, laboratórios de análises clínicas e unidades de saúde, públicas ou privadas, exceto as de cunho exclusivamente estético, cemitérios, serviços funerários, distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis, supermercados e congêneres, hospitais veterinários e clínicas veterinárias, petshops, agências bancárias, casas lotéricas e transporte coletivo.

As atividades comerciais autorizadas podem funcionar de segunda a sexta até às 17h, e no sábado até o meio-dia. Mercados, mercearias e supermercados podem funcionar até às 19h de segunda a sexta, e no sábado até às 13h.

Unidades de saúde de urgência e emergência, farmácias, distribuidoras de gás e postos de combustíveis têm permissão para atuar 24 horas porias. Serviços de tele-entrega de produtos até às 23h. Bebidas alcoólicas não podem ser entregues após às 19h.

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos precisam respeitar a lotação máxima de 30%, e observar o distanciamento de 2 metros entre os clientes, além de aferir a temperatura e disponibilizar máscaras aos funcionários.

Quem desrespeitar as regras poderá ter o alvará de funcionamento suspenso e pagar multa.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (20) aponta que a cidade de Goiás possui 1.073 casos confirmados, 36 mortes e 932 recuperados da Covid-19.

Os cinco leitos de UTI para Covid-19 disponibilizados estão ocupados, além de um leito de UTI em isolamento. Não há pacientes internados nas vagas de enfermaria.