Mulheres donas de pequenos negócios foram as que mais aderiram ao e-commerce. Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que 74% das micro e pequenas empresas já atuam com vendas digitais.

De acordo com a gestora estadual do programa Delas e analista do Sebrae Goiás Vera Lúcia Elias de Oliveira, em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #451, um dos fatores que tem elevado o índice é a participação de mulheres jovens empreendedoras. Confira a entrevista a seguir a partir de 01:00:00

”Grande parte da digitalização de alguns negócios veio por mulheres até a faixa de 25 anos, porque elas têm uma facilidade enorme de conectar através das redes sociais. Os números mostram que de 10 negócios de mulheres, 8 já estão digitalizados, e destes 86% já estão no WhatsApp, já fazem negócio por lá”, explica.

De acordo com a analista do Sebrae, um dos caminhos para ingressar no e-commerce é começar vendendo pelas redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook.

”Hoje as redes sociais auxiliam essa entrada da internet, mas é necessário que ela profissionalize essa sua presença criando depois os seus sites, seu blog, porque a efetivação acontece em razão do engajamento que as redes geram com seus clientes”, afirma.

Segundo Vera Lúcia, um fator determinante para iniciar nessa modalidade é conhecer bem o modelo do próprio negócio, de modo a fazer com que a relação entre empresa e consumidor tenha continuidade.

”Qual a proposta de valor, qual o cliente que ele quer alcançar, qual a melhor forma de comunicar com ele e entender qual a rede social que tem um melhor engajamento, uma melhor conexão com o público que ele quer alcançar e construir com ele fatores fundamentais: primeiro conexão, depois confiança, a credibilidade que o cliente precisa para estabelecer uma relação, e depois consolidar esta negociação através da logística de entrega, o chamado pós-venda”, enumera.