O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, fez um pedido, em vídeo, para que vacinas contra a Covid-19 sejam adquiridas pelo Estado de Goiás. No vídeo, Sandro diz estar decepcionado com o governador Ronaldo Caiado, que segundo uma reportagem, citada pelo presidente, estaria negando a possibilidade de comprar vacina com recursos próprios. “Quem é o senhor para negar recurso para compra de vacina?”.

Segundo Mabel, vários estados já adquiriram imunizantes, mas ele citou apenas um, a Bahia, que confirmou na última sexta-feira (12) a compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia. Vale ressaltar que as doses compradas pelo governo da Bahia fazem parte da aquisição conduzida pelo Consórcio Nordeste, que fechou contrato por 37 milhões de doses. Todas as vacinas serão distribuídas por todo o Brasil, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).

O fechamento das atividades não essenciais, feito pelas prefeituras, baseado em estudos do governo estadual foi criticado pelo presidente da Fieg, que afirmou que Caiado só opta pelo fechamento para não comprar as doses. “O que nós mais queremos hoje não é política, não é nada disso não. Nós queremos hoje é vacina, vacina para o nosso povo poder trabalhar”.

A aquisição de vacinas se tornou um desejo dos Estados a partir da liberação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os governos estaduais possam negociar os imunizantes. No momento, porém, em função da procura mundial, o estoque dos laboratórios está no limite, o que dificulta a aquisição. Caso haja a compra das vacinas, conforme o PNI, Goiás ficaria com 3,33% das doses.