O estado de Goiás apresentou números positivos na sua economia em 2021 e nos três primeiros meses de 2022. Segundo o governo de Goiás, a Balança Comercial goiana bateu recorde histórico com mais de US$ 9 bilhões em vendas para outros países em 2021.

Em entrevista à Sagres nesta quinta-feira, (26), o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’anna Braga, atribuiu o crescimento às estratégias realizadas pela administração estadual e ao potencial logístico e econômico que o estado apresenta.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça ““Previsão é de crescimento nos empregos e na qualificação profissional”, diz secretário” no Spreaker.

“Goiás vem desde o ano de 2021 recuperando sua economia de forma muito rápida. Isso se deve a uma boa administração do governo, onde as empresas sentem que tem segurança jurídica para investir. Outro ponto, é o potencial geográfico natural que Goiás tem no setor de logística, com grande poder de distribuição da produção para todo o Brasil. Hoje, em alguns setores, está mais caro distribuir do que produzir”, afirma o secretário.

Uma projeção do Mapa do Trabalho Industrial mostra que Goiás vai precisar qualificar 309 mil pessoas em 3 anos, sendo que 63 mil delas em formação inicial. Questionado sobre quais medidas o governo pretende tomar para aumentar a geração de empregos e qualificação no setor industrial, Sant’anna Braga disse que uma das estratégias é realizar cursos de capacitação a partir das necessidades apontadas pelas empresas.

“Quando as empresas decidem vir para Goiás ela precisam de apoio do governo para que possam realizar a empregabilidade necessária. Elas nos apresentam um mapa de empregos e em quais áreas que elas necessitam. A Secretaria de Indústria e Comércio, de posse deste mapa, indica para que haja realização de cursos de qualificação dentro destas necessidades”, revela Braga.

Assista a entrevista completa:

Leia mais: