Sagres em OFF
Rubens Salomão

Relatório da CGU mostra superfaturamento e atrasos em obras de asfalto da Codevasf

Trabalho de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta sobrepreço e superfaturamento em obras federais de pavimentação. Os trabalhos foram realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os dados constam de relatório concluído pelo órgão de controle e publicado na última semana. A Companhia atua como executora direta de obras e emendas parlamentares, o que reduz a capacidade de fiscalização e transparência.

A avaliação da CGU incluiu 30 contratos com assinatura e execução entre 2018 e 2020 e soma de R$ 235 milhões. Os auditores avaliaram obras em 12 dos 16 estados em que a empresa estatal tem atuação. Na análise, os auditores identificaram atrasos na maior parte dos contratos, retenção de recursos disponibilizados e fragilidades no processo de fiscalização. Além disso, o relatório aponta irregularidades na documentação e acompanhamento das obras, vícios construtivos e defeitos nas vias pavimentadas.

Ao longo do processo de auditoria, a Codevasf foi questionada sobre as conclusões dos auditores. A estatal informou, por exemplo, que um sistema está sendo criado para produzir um banco de demandas de pavimentação dos municípios. A empresa também informou reforço no treinamento dos fiscais de contratos e na padronização de normas, além de ajustes nas regras de editais já publicados após as auditorias.

pontes codevasf
Foto: Obras de asfalto e pontes modulares da Codevasf em Goiás. (Crédito: Divulgação)

Por aqui!

Além das obras de asfaltamento, a CGU já apontou sobrepreço de R$ 1,3 milhão na construção de pontes modulares em Goiás. A Codevasf se manifestou diretamente à CGU, mas ainda não se pronunciou publicamente após a divulgação do relatório.

Codevasf

Por conta dos problemas identificados, os auditores fizeram recomendações que incluem contratações para reforço na fiscalização, ajuste em normas internas para editais e contratos e na medição das obras. Caberá à Codevasf se adequar às recomendações.

Aposentadoria

O ministro Ricardo Lewandowski se aposenta nesta terça-feira (11) do Supremo Tribunal Federal (STF). Lewandowski completa 75 anos, em 11 de maio, idade-limite para permanecer no cargo. O ministro, porém, decidiu antecipar a aposentadoria em um mês, em razão de compromissos acadêmicos.

Motivo

“Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, disse o ministro em 30 de março, ao anunciar a saída.

Apoio federal

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), recebe hoje o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), para entrega do Terminal Paulo Garcia, antes chamado de Terminal Rodoviária. A estrutura do BRT Norte-Sul fica na Avenida Goiás Norte, entre Estação da Moda e Araguaia Shopping, e será inaugurada às 15h.

Conclusão

A estação integra o conjunto de intervenções necessárias para a conclusão do Trecho II do BRT Norte-Sul. Esta parte liga os terminais Recanto do Bosque e Isidória e tem previsão de entrega para o mês de junho.

Benefícios ficam

“É uma obra importante, que traz inúmeros benefícios à Região da 44, assim como foi com a entrega do Viaduto Iris Rezende Machado. Temos esse olhar cuidadoso para com a mobilidade em todas as regiões da capital. Os impactos positivos já são sentidos pela população”, destaca Rogério Cruz.

Internacional

O governador Ronaldo Caiado (UB) participa de evento do Grupo Lide em Londres, na próxima semana. O goiano tem agenda no dia 20 de abril, em mesa sobre “Meio ambiente e Desenvolvimento Social.

Presenças

No mesmo dia, têm participarão confirmada o ex-presidente Michel Temer (MDB) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). Além dele, estarão presente o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e governadores como Helder Barbalho (Pará) e Claudio Castro (Rio de Janeiro).

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais lidas:

Leia também: