O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou nesta segunda-feira (16) o reajuste salarial dos professores da rede municipal. A pauta foi discutida no mês de março durante paralisação da categoria. O substitutivo da proposta inicial foi enviado à Câmara de Vereadores em abril.

”Estamos sancionando hoje porque estávamos aguardando o mesmo trâmite dos projetos que estão na Câmara de alguns planos de carreira de algumas categorias. Por alguns entraves na Câmara, desse processo, então resolvemos hoje já fazer a assinatura”, disse o prefeito ao lado do secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, e da presidente do Sintego, Bia de Lima.

O reajuste de 9,32%, percentual referente às datas-bases de 2020 e 2021, impacta na remuneração de mais de 30 mil servidores municipais. Já os professores terão suas remunerações reajustadas em 15%, em duas etapas: 10,86% retroativo ao mês de abril, e 4,14% a partir de setembro deste ano.

No projeto consta ainda o aumento de 50% no valor do auxílio locomoção aos professores, e 15% na gratificação de regência, destinada aos profissionais que atuam em sala de aula. Além do reajuste salarial de 9,32%, os servidores administrativos da Educação receberão , mensalmente, um vale locomoção no valor de R$ 300.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, disse que a categoria aguardava a sanção do prefeito. ”A categoria estava ansiosa para ver, de fato, o reajuste no vencimento para que a gente pudesse ter tranquilidade tanto na questão dos administrativos como também dos professores, estavam aguardando com muita ansiedade essa sanção”, afirma.